Na ultima terça feira, dia 15, foi dado início ao Projeto CONSISAL Itinerante. Uma ação inédita no Território do Sisal, que tem como objetivo encurtar as distâncias entre Consórcio e os municípios consorciados, apresentando seus projetos e provendo a troca de experiência com a comunidade, além de implantar um espaço para ouvidoria onde os beneficiários dialogam com o CONSISAL e expondo dúvidas, reclamações ou sugestões.
O primeiro momento na Câmara de Vereadores do município com a presença do vice-presidente do Consórcio e prefeito de Valente Ismael Ferreira, do secretario Executivo do CONSISAL José Silva, do prefeito do município, Paulo Henrique Passos, o ex-prefeito Ranulfo Gomes e demais autoridades locais.
O secretário executivo José Silva apresentou os projetos desenvolvidos pelo consórcio, e números referente a atuação no município. Ao final foi aberto espaço para diálogo entre beneficiários e a equipe do CONSISAL, para que os mesmos fizessem suas observações e esclarecimentos sobre dúvidas em relação aos projetos.
A tarde foi destinada a inaugurações, na comunidade de Aroeira foram entregues unidades do Kit 1 do Projeto Segunda água, contendo um aviário para produção da galinha caipira, uma cisterna com capacidade para 52 mil litros de água, uma horta e um banco de forragem, uma das beneficiária foi a Dona Valquíria Souza dos Santos.
Ainda pelo projeto Segunda Água foi inaugurado um Barreiro Comunitário, do Kit 03 do projeto, com capacidade de armazenamento de água de 20 milhões de litros de água na comunidade de Pindoba. Ainda na comunidade, já pelo Projeto Primeira Água foi inaugurada a cisterna de dona Maria Aparecida, que tem capacidade de armazenar até 16 mil litros de água para o consumo humano.
O CONSISAL Itinerante também teve participação na Sessão da Câmara de Vereadores, onde o presidente do Consórcio Osni Cardoso usou a tribuna para falar sobre a importância da adesão do município à Gestão Ambiental Compartilhada, além dos demais projetos do CONSISAL, ele também destacou a importância da iniciativa do Consórcio, “É extremamente importante que a gente saia da sede do CONSISAL e vá até as comunidades, porque ter esse retorno direto sobre o nosso trabalho nos dá possibilidade de além do que já fomos, nos permitindo consertar o que é preciso e continuar naquilo que está dando certo”, completou. As Técnicas do GAC Káttia Araújo e Mariella Rios fizeram uma apresentação sobre o programa que é uma parceria entre o Consórcio e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
Só em Cansanção já foram construídas pelo Projeto Primeira Água nas duas primeiras fases 1.110 cisternas, mais 1000 em andamento pela terceira fase. Totalizando 2110 cisternas, mais de 300 mil litros de água. Já pelo Segunda Água está em construção 70 kits 01 e 02 e mais 03 barreiros comunitários que são kit 03.