Um crime na noite de sexta-feira, 11, abalou a cidade de Retirolândia, quando o vendedor ambulante João de Lima Andrade, 61 anos, morador da Rua Miguel Passarinho, foi morto a golpe de faca, desferido pela cunhada Jailda Alves da Silva, 29 anos, residente a Rua do Vale, no povoado de Santa Rosa, município de Conceição do Coité.
De acordo com Joana Alves da Silva, 41 anos, esposa da vítima e irmã da assassina, ela chegou a sua residência por volta das 22h15 e encontrou a grade fechada e João já estava dormindo, por se tratar de uma pessoa usuária de droga e álcool e com histórico de pessoa violenta, ela balançava a grade pedindo para abrir, pra ela tomar um banho e comer alguma coisa, “naquele momento João levantou-se e mandou eu abrir a grade pra ela, antes guardei todas as facas e tesoura que estava em casa, João ficou sentado no sofá e fazia uma anotação em um papel e ela teria pedido a caneta a ele, não sei como, de repente ela partiu pra cima dele com uma faca pequena que meu filho deixou no banheiro e não me lembrei de guardar e quando cheguei ele estava caído ao lado do sofá, chegou a levantar a cabeça e pediu ajuda que estava morrendo”, contou a esposa ao Calila Noticias.
Joana disse que João caído e ela sobre o corpo dele, ela gritava para que a criminosa soltasse a faca até que conseguiu tomar, mas já era tarde, as pessoas correram na tentativa de chamar socorro, um médico chegou a residência e constatou o óbito ainda no local.
A acusada foi presa em flagrante pelo subtenente Gilson comandante do Pelotão e cabo Joilson, sendo encaminhada a Delegacia de Policia local e posteriormente conduzia para Serrinha ficando a disposição da autoridade policial.
Jailda já tentou tirar a vida de dois irmãos
A preocupação da esposa de João em guardar as facas não era a toa, ela bem sabe a vida conturbada de Jailda, filha caçula de uma família de 12 irmãos, que na condição de usuária vivia de ameaças e segundo informações de outra irmã não identificada, ela ( Jailda) tentou tirar a vida do irmão Jailson Alves da Silva, conhecido por ‘Coleiro’ a cerca de dois anos também usando faca.
Em outra tentativa mais recente, mês de junho do ano passado queria matar outro irmão Jovenilson Alves da Silva, o mesmo disse ao Calila Noticias que ela agiu com violência na casa da mãe, ele não aceitando aquilo deu um empurrão. “Ai ela me disse que ia me matar e foi mesmo, chegou a noite em minha casa na companhia de um homem e tentou invadir a casa arrombando a porta, mas eu me precavi, minha mãe mandou eu ficar esperto que ela disse que ia me matar e eu reforcei a porta. Se consegue abrir eu podia estar morto”, afirmou Jovenilson.
Equipes da Policia Técnica e do rabecão estiveram no local para realizarem o levantamento cadavérico e conduzir o corpo para o Departamento de Polícia Técnica – DPT de Feira de Santana.
Este é o segundo homicídio do ano 2016, o primeiro uma mulher foi morta a facada pelo companheiro no dia 23 de janeiro, pode ser considerado índice alto, se tomar como base o ano passado que nos doze meses foram registrados apenas dois. O latrocínio que teve como vítima um mototaxista e um homem morador do Povoado de Jiboia, morto durante uma festa de paredão no Povoado de Mandápolis (Coreia).
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas