Três nomes disputam a ‘cabeça’ da chapa que enfrentará o prefeito Amado Moreira da Cunha (PR), que deverá se lançar candidato a reeleição. O republicano venceu a eleição de 2012 com 52,68% dos votos válidos para o petista Manoel Santos de Oliveira, mais conhecido por Manoel do Paradise, um dos postulantes a candidatura a prefeito.
Tido com favorito dentre os nomes da oposição, Manoel foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) por apresentar um histórico escolar de ensino médio expedido pelo Colégio Estadual Ribeiro Filho, estabelecimento que sequer existia, para requerer o registro de sua candidatura ao cargo de prefeito e teve as contas do exercício 2012 reprovadas, provocando dentro do grupo político uma insegurança quanto ao registro do seu nome.
Manoel do Paradise negou que seja pré-candidato, pois não ouviu o povo sobre o assunto e neste momento o método é uma pesquisa de opinião pública e em seguida ouvirá as lideranças do governo do estado, em especial, o governador Rui Costa. Para Manoel, o candidato para ser eleito não depende apenas da pesquisa e sim da estrutura. “Mas se o povo quiser e as lideranças apoiar, claro que serei candidato. Mas neste momento não vou afirmar que sou pré-candidato”,afirma.
Para o ex-prefeito Manoel Fernandes Araújo (PMDB), Manoel do Paradaise é realmente o favorito, “mas se houver uma desistência, outra situação que não possa ser candidato, temos os nomes do vereador Adriano e do ex-vereador Ademe”, falou Fernando, como é conhecido o pemedebista.
Para o vereador José Adriano Santos Pereira (PP), o mais votado na eleição de 2012, obtendo 11,01% dos votos válidos, ainda há muito para discutir esse assunto, pois as convenções vão acontecer no meado do mês de agosto e disse ser favorável a uma pesquisa e a escolha ser realizada de forma democrática, mantendo a união do grupo em torno de um nome. “Se o nome for Manoel terá todo meu apoio e da mesma forma agirei com Ademe”, falou Adriano de Rosalvo como também é conhecido.
Pedro Ademar de Lima, conhecido por Ademe, ex-vereador, também colocou seu nome para avaliação do grupo e defendeu a união para vencer o prefeito Amado Cunha, que, segundo ele, não fez nada pela comunidade até o momento.
Redação CN / Fotos: Teones Araújo