A Prefeitura de Serrinha através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL, entregou no fim da tarde de sexta-feira, 22, 53 tecnologias sociais de captação de água (cisternas) a 53 famílias da comunidade rural Sucupira.
A cerimônia foi realizada na residência da senhora Diana, beneficiária dos Programa Primeira Água, que demonstrou bastante contentamento em receber esse projeto que garante acesso à água de qualidade para consumo. As cisternas tem capacidade de 16 mil litros. Na oportunidade, os contemplados foram certificados pelo curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que os capacitou para o manuseio e cuidados com a cisterna.
Presente no evento o prefeito de Serrinha e presidente do CONSISAL, Osni Cardoso (PT), agradeceu ao deputado estadual, Gika Lopes (PT), pelo apoio junto ao governo na articulação para construção de cisternas em comunidades que possuem água encanada, porém com abastecimento restrito. E também destacou o empenho do Governo Federal nas ações para mudar a vida de quem mais precisa.
Em sua fala, o deputado Gika Lopes, afirmou que sua luta é pela universalização do acesso à água para consumo e também para produção, garantindo às famílias do campo água de qualidade para beber e também para produzir.
Também fizeram-se presentes no evento, o secretário de Administração; Jivaldo Oliveira, o secretário de Meio Ambiente; Hamilton Queiroz, o diretor geral da Secretaria de Agricultura; Renildo Miranda, o diretor geral da Secretaria de Saúde; Jorge Gonçalves, a diretora geral da Secretaria de Serviços Públicos; Edvania Araujo, o assessor do deputado estadual; Joseildo Ramos, Josenildo Shodan, representantes da FATRES, CONSISAL, lideranças comunitárias e demais moradores da comunidade.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Serrinha, no município foram construídas 1.534 cisternas, e que o trabalho não para por aí, faltam 1.156 a serem construídas até o fim do ano, somando um total de 2.690 cisternas, milhares de pessoas beneficiadas.
Redação CN/ Fonte: ASCOM PMS