Faltando pouco mais de cinco meses para as eleições municipais, os quinze vereadores que compõem a Câmara de Santaluz já definiram suas opções e mesmo sem esses nomes estarem realizando atividades de pré-campanha, são citados pelos parlamentares, é o caso do empresário Joselito Carneiro de Araújo Júnior popularmente conhecido por Júnior do Max” (PSD) e do procurador da Fazenda Nacional Joélcio Martins Filho, conhecido por Joelcinho (PMDB). Júnior e Joelcinho já se confrontaram em 2008, na ocasião Junior disputou pelo então PFL, hoje Democratas saiu vencedor com uma frente de 745 votos.
Em 2012, Joelcinho voltou a disputar a eleição tendo com principal adversário Zenon Nunes da Silva Filho (PSD) apoiado por Junior, mas não conseguiu êxito, sofreu nova derrota com uma diferença de 288 votos. Mesmo elegendo a maioria dos vereadores, o grupo liderado por Júnior do Max, elegeu apenas três vereadores pela legenda do PSD, ou seja, Edmilson Santos de Souza (Milson), Jeová Lourenço e Pedro dos Reis (Peu).
Para a disputa eleitoral deste ano, a legenda ampliou o numero de vereadores e conta com seis cadeiras. Além de Jeová, Peu e Milson, o PSD passou a contar com Antonio Carlos Teixeira (Branco), deixou o PP, Manoel José dos Santos (Manoel de Léa), o PCdoB e Magnelson Pereira deixou o PV.
Manoel de Léa disse que migrou do PCdoB para o PSD em função da liderança de Júnior do Max a frente do Social Democrata e a satisfação da gestão de Zenonzinho e do vice-prefeito Roudillys Rios, ambos da mesma legenda e que segundo ele estão correspondendo às expectativas dos munícipes. “Estou feliz em ter migrado para o PSD e toda bancada fecha com Júnior em uma possível candidatura”, concluiu.
O vereador Branco falou ao CN que sua mudança para o PSD foi para reforçar o partido majoritário da base governista nas próximas eleições. O desejo de Branco é que seja Júnior o candidato, mas se houver qualquer impedimento, seu desejo é que o partido apresente um nome para encabeçar a chapa e sobre a indicação do vice-prefeito, não quis sugerir, deixando claro que sendo da base terá seu apoio.
O vereador Milson do Pereira, o segundo eleito com a maior votação em 2012, 1.196 votos, disse que é liderado de Júnior e o considera o maior prefeito da história do município, em especial para a zona rural, que segundo ele foi transformado para melhorar nos oito anos que foi administrado por ele.
Historicamente o grupo liderado por Junior vem ganhando na região do Pereira, maior colégio eleitoral depois da sede. O mesmo não acontece com a região de Serra Branca, onde a oposição lidera. O vereador e presidente da Câmara Jeová, morador da comunidade, disse que é grupo, e quem foi indicado será seu candidato, “mas necessita de uma assistência maior, principalmente pelo nosso grupo e para vencer é necessário trabalhar mais”, alertou.
Sobre o candidato da oposição, os vereadores do PMDB são unanimes em confirmar Joelcinho, herdeiro político do ex-prefeito e ex-deputado Joélcio Martins. O vereador João Pereira dos Santos (Dida) confirmou a pré candidatura “Joelcinho é um candidato natural. Já concorreu duas eleições e agora chegou o momento de ganhar”, externou Dida.
O vereador Luiz Santos Silva, (Luizão), disse que o grupo já vem se reunindo para definição da chapa. O nome de consenso do PMDB, Joelcinho, mesmo estando prestando seus serviços em Vitória da Conquista, onde trabalha, mas é uma pessoa carismática que conhece os problemas da população.
Para o vereador Paulo Sergio Alves Crespo (Paulão), Joelcinho é candidato natural e vem crescendo segundo pesquisas internas. Sobre a ausência dele do município, Paulão disse que não atrapalha e o povo sabe que ele tem suas ocupações e necessita trabalhar, logo de estará de volta e que segundo ele vem forte para o próximo pleito. “Joelcinho é ausente por conta do seu trabalho e o prefeito aqui todo dia é ausente no Governo, o que é pior”, diz Paulão.
O vereador Sergio Suzart de Matos se manteve no PPS e também defende o nome de Joelcinho. Suzart está no segundo mandato, ambos pelo PPS, filiado deste de 2007. “Vamos para reeleição e teremos outro companheiro, o soldado Damasceno, também será candidato a vereador e pretendemos continuar com a coligação do PMDB”, falou Suzart.
Jorge Antonio Martins, conhecido por Jorge Delegado, foi eleito pelo PTB e integrou até 2015 a bancada da oposição, mas se queixa da falta de atenção da liderança do PMDB, mesmo tendo apoiado nas eleições de 2000, 2004, 2008 e 2012, chegou o momento de ter que procurar outros caminhos. “Hoje meu elo é com empresário Marcinho da CLN, dai mudamos para o PP”, justificou.
Sobre candidatura a prefeito, Jorge disse que não tem ainda uma definição, mas elogiou o ex-prefeito Júnior, com quem vem conversando desde a escolha da mesa diretora da câmara e acredita que seja o melhor e já provou ter capacidade administrava nos oito anos que esteve à frente da gestão.
Adão Dias do Carmo, (Danda), deixou o PCdoB e foi para o PP em gratidão ao apoio que vem recebendo do presidente local da legenda, o empresário Marcinho da CLN. Danda falou também do bom relacionamento que tem com o ex-prefeito Júnior e confessou tem conversado com ele antes de tomar a decisão e disse ter o mesmo compreendido.
Miraldo Santos de Sena, disse que o PDT continuará na mesma posição da eleição de 2012, apoiando o PSD, para continuar o projeto iniciado por Júnior do Max em 2005. O objetivo do PDT é somar e não pretende disputar a vaga de vice, mas se houver necessidade a legenda tem bons nomes e coloca a disposição.
Redação CN/ Fotos: Raimundo Mascarenhas