Demonstrando muito entusiasmo e confessando a alegria em celebrar a política, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT), que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, lançou na noite de sexta-feira (06), sua pré-candidatura a prefeito de Alagoinhas, município que governou por dois mandatos, entre 2001 e 2008.
O ato aconteceu no auditório do Alagoinhas Tênis Clube e contou com a presença dos deputados estaduais Gika Lopes, Bira Coroa e Fátima Nunes, além da deputada federal Moema Gramacho e do secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, todos do PT.
Rebatendo comentários dos políticos ligados aos grupos de oposição que ele não faria aliança com outros partidos, Joseildo arrancou aplausos ao dizer que já havia firmado a aliança mais difícil que existe no mundo da política, que é exatamente com o povo. O parlamentar falou que não pretendia disputar a eleição e defendeu o surgimento de novos nomes, “mas nem sempre é como a gente quer”, complementou.
Sobre seu comportamento, nem sempre popular ou extravagante no relacionamento com as pessoas, ele disse que não engana ninguém, não promete e não negocia cargos. “Sou um homem simples e comum”, garantiu.
Segundo Joseildo, o momento político em Alagoinhas exige seu retorno, pois deixou muitos projetos encaminhados e neste período de oitos anos o município ficou paralisado, principalmente nos setores de educação e saúde, e queria voltar, pois estava triste com tanta hipocrisia. “Eu quero voltar”, desabafou o petista.
Dentre os nomes que estão sendo colocados para disputar a Prefeitura em outubro, ele defendeu os vereadores Radiovaldo Costa Santos, eleito em 2012 pelo PT, hoje no Rede e Luciano Sérgio de Jesus (PT), que estão se articulando neste período de pré-campanha. Luciano Sérgio, eleito em 2012 com 1.047 votos, participou do evento e vêm buscando o espaço dentro do partido.
Sobre o Democrata Joaquim Neto, que administrou por três vezes o município de Sátiro Dias e teve sua pré-campanha lançada no dia 29 de abril, no mesmo local onde aconteceu o evento petista, Joseildo falou que Alagoinhas tem filhos naturais, com suas historias e familiares capazes de administrar e cuidar bem dos seus munícipes. “Sátiro Dias não o aguentou, derrotou nas urnas e agora que correr pra aqui (Alagoinhas). Nós vamos para luta e ganhar as eleições”, animou a militância.
Ele garantiu que irá retomar a experiência do orçamento participativo, que marcou sua gestão e lembrou que na época governava com minoria na Câmara de Vereadores, mas contava com grande mobilização popular para aprovar projetos de interesse da população e findou seu último de mandato, em 2008, com 82% de aprovação popular. Ele aproveitou o momento para apresentar o movimento “Vem Pensar Alagoinhas”, que pretende construir um programa de governo de forma participativa.
Ele agradeceu aos prefeitos de Catu, Geranilson Dantas Requião, “Gera”, Lamarão, Dival Medeiros Pinheiro, Irara, Derivaldo Pinto Cerqueira, Serrinha, Osni Cardoso e de Água Fria, Derivaldo Pinto Cerqueira, mais conhecido por Vanjo, que estavam presentes, todos do PT e representavam o mandato parlamentar, por compreender o momento e liberar para que pudesse disputar a eleição para prefeito. “Nesse momento de turbulência política que atravessamos no país, Alagoinhas não pode dar nenhum passo em falso nem salto no escuro”, afirmou o petista sobre a decisão de se candidatar novamente a prefeito e ao comentar o momento de crise política vivido pelo país.
“Vamos conversar com a população de Alagoinhas e oferecer a essência do mesmo projeto que deu certo e transformou a cidade. Agora, temos mais experiência e mais condições de melhorar a vida das pessoas. Na época, fizemos muito com pouco. Temos a convicção que podemos fazer muito mais”, finalizou Joseildo Ramos, 57 anos e está no segundo mandato de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores.
No meio do pronunciamento, o deputado fez uma pausa de convidou todas às pessoas que pretende disputar uma vaga na Câmara de vereadores pelo PT. O evento encerrou com o pronunciamento do presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação.
Redação CN/ Fotos: Raimundo Mascarenhas