O deputado Alex da Piatã (PSD) começou a semana participando do ato de entrega de seis caminhões baú, nove motocicletas, 27 tratores agrícolas, 17 ônibus do programa a Caminho da Escola, 54 motocicletas para os técnicos do programa Bahia Produtiva, Rui entrega 54 motocicletas e 30 viaturas para as polícias civil e militar, com a presença do governador Rui Costa (PT), em Feira de Santana, nesta segunda, 09.
O parlamentar esteve acompanhado de lideranças políticas de Retirolândia: os vereadores Vonte e Beto, Dr. Tiago, Adriano Jesus, Moisés e Jose Divaldo. O município localizado no território do sisal, foi beneficiado com um trator de pneu para comunidade de Alecrim, através de emenda.
Ao posar para fato oficial de registro do ato, ao lado do governador Rui Costa, o deputado Alex da Piatã ressaltou a importância do trator que vai contribuir para ampliar e melhorar a agricultura familiar no município de Retirolândia, em especial da região de Vaca Brava e seu entorno. O parlamentar lembrou que o fortalecimento da agricultura familiar – importante viés de crescimento da economia do interior – bem como a melhoria de vida dos agricultores, a partir do acesso à energia elétrica, água potável e crédito, faz parte das lutas do seu mandato.
Viajar pelo interior tem sido uma prática frequente do deputado, em segundo ano do mandato. No último fim de semana, o parlamentar visitou comunidades rurais no norte do estado. “Estivemos sábado, dia 07, em Canudos, Abaré e Rodelas, estes dois últimos, no território de Itaparica BA/PE, onde tratamos basicamente da agricultura. Em Canudos, estivemos na Fazenda, onde concluiu na quinta-feira, dia 06, a instalação da rede de energia através do programa Luz para Todos, onde nosso mandato intermediou e em seguida na comunidade quilombola de Curral da Pedra, em Abaré, onde discutimos a problemática da água e um fato lamentável, eles estão a 14 km do Rio São Francisco e passam sede. Por último, a noite, em Rodelas, conversamos sobre a a necessidade de agilização dos títulos de terras que estão sendo preparados pela CDA e a necessidade de mais créditos pelos bancos, em especial, Banco do Nordeste. Nosso mandato irá fazer parte desta luta”, falou o social democrata.
Roteiro em contato com os agricultores familiares
No sábado, dia 07, ás 09h30, o parlamentar foi recebido pelo agricultor Francisco Manoel de Jesus Souza, 54 anos, residente na fazenda Poço da Pedra, há 35 km da cidade de Canudos e 12 km da BR 116, trecho de estrada de barro. Com muita alegria, “Seo” Francisco mostrou a quantidade de poste que foram necessários para beneficiar as 41 famílias da comunidade e lembrou que a luta para instalar a eletrificação na comunidade levou quase duas décadas, até que conheceu o parlamentar e este passou a ser o intermediário entre ele e a SEINFRA. “Essa energia também beneficiou dois poços artesiano e uma escola”, contou.
Ao chegar à casa do agricultor, Alex encontrou com Geninho Santos Souza, único filho homem de Francisco e professor na comunidade. Ele mostrou os equipamentos eletrodomésticos adquiridos, geladeira, televisão com antena parabólica e seu computador, que ficava na casa de um parente onde tinha energia. “A transformação foi expressiva e nossa vida agora é outra”, lembrou. “Agora nossa é instalar os dessalinizadores nos poços artesianos da comunidade Poço da Pedra I e Alto da Lagoa. Nossa luta é água de boa qualidade”, concluiu.
Em Abaré, aonde chegou às 12h40 acompanhado da vice-prefeita Margarete Rodrigues da Silva (PSD), Alex da Piatã visitou o território Quilombola de Curral da Pedra, formada pelas comunidades Julião, Tuiuiú, Pedra da Onça, Piranha e Curral da Pedra. A comunidade remanescente quilombola é composta por 102 famílias e o território identificado e delimitado possui área de 4.515 hectares. “São 102 famílias cadastradas e 78 famílias atuantes no território”.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Médio São Francisco, reconheceu a comunidade em 2006 e nestes dez anos foram construídas 40 habitação rural, barreiros familiares e trincheiro energia elétrica e grupos de culturas da capoeira, samba de roda e maculelê.
Para Wilson Simonal dos Santos, liderança de Curral da Pedra, a maior necessidade da comunidade no momento é água, apesar de estar localizada a 14 km do Rio São Francisco e maior reivindicação é a construção de uma adutora que leve água do Rio São Francisco para barragem central da comunidade.
Todos os moradores de comunidade são agricultores familiares, mas o bode é principal meio de sobrevivência. O bode é chamado de poupança. Wilson Simonal concluiu dizendo: “ninguém cria bode. O bode é quem cria a gente”.
Por último, no inicio da noite, em Rodelas, o deputado se reuniu na residência do vereador Silvio Romero Almeida e na pauta a liberação dos títulos de terras. Segundo informação de Silvio Romero, existem mais de 200 a serem liberados pela CDA e aproveitou a oportunidade para solicitar a interferência do parlamentar.
O título de domínio, mais conhecido como títulos de terra, é o instrumento que transfere o imóvel rural ao beneficiário em caráter definitivo e garantia da propriedade da terra. A titulação efetuada pelo Incra contém dispositivos norteadores dos direitos e deveres dos participantes do processo de reforma agrária, especialmente do poder público (representado pelo Incra) e dos beneficiários, caracterizado pelos assentados.
Ascom Alex da Piatã