Fazendo Memória aos 87 anos de existência, vivendo a História com toda a comunidade educacional e entorno, o Colégio Estadual Antônio Bahia (CEAB), o primeiro do município, organizou uma semana comemorativa, dentro e fora da instituição, envolvendo quem passou, quem viveu e que está vivendo o presente estudando, lecionando ou trabalhando de um modo em geral.
Dentre as inúmeras atividades comemorativas, o destaque é a grande Exposição, no Salão de Exposições da Praça da Babilônia, na cidade de Coité. Está sendo evidenciada a história do Colégio em fotos, vídeos, uniformes, material didático, bandeiras, símbolos diversos, que retratam a plenitude da existência do CEAB, dialogando com o velho e o novo, de modo lúdico, educativo e festivo, sem perder de vista a o olhar para o futuro.
A exposição na Praça da Babilônia, aberta ao público, das 09 às 21h., começou na última quinta-feira (12) evai até o sábado (14) com apresentações culturais, atividades educativas, registro e memórias.
Conheça a história do CEAB
O Colégio Estadual Antônio Bahia teve os seus primeiros passos, no dia 13 de maio de 1929, com os esforços do Professor Sizenando Ferreira de Souza e do Sr. Antônio Bahia, para agrupar as escolas da época que funcionavam nas casas dos moradores da vila, já que Conceição do Coité era pertencente ao município de Riachão do Jacuípe. Foi então, criada a entidade com o nome de Escolas reunidas Antônio Bahia em homenagem a um dos seus fundadores, que tinha grande influência na educação da época, funcionando na Rua 24 de Outubro, atualmente conhecida como Rua João Lopes do Carmo.
Em 1930, começou a funcionar sob a direção do Professor Sizenando Ferreira de Souza, que implantou a Escola para dar oportunidade aos filhos das famílias carentes da vila, conseguindo professores do Estado para assumirem as classes.
No ano de 1956, a Escola passou a funcionar na Rua Professor Antônio Bahia, S/N, endereço atual, seguindo os padrões já existentes, organizando as salas com as placas contendo os nomes de pessoas ilustres. Neste período, a professora Ieda Ramos Gordiano atuava como Diretora e participavam do quadro de professores os seguintes nomes: Silene Amâncio, Rilza Araújo, Marina Cunha, Marielza Carneiro, Telma Fragoso, Glória Passos, Lindinalva Cedraz, Olgarina Pitangueira, Elza Dantas, Neusa Brandão, Emercina Rios, Lícia Sales, Marina Gomes, Maria Emília e outros.
Oficializou-se no dia 12 de abril de 1981, como Escola Antônio Bahia. Contudo, considera-se como data de fundação o dia 13 de maio de 1929, por ser o marco inicial da história da entidade.
A Diretora Ângela Maria Ramos de Araújo, professora que contribuiu muito para o crescimento e desenvolvimento desta escola, conseguiu expandir o ensino fundamental de 1ª a 4ª séries para 1ª a 8ª séries do ensino fundamental e EJA II, no ano de 2000.
Em 2008, foi conquistada pela então Diretora Jacilma Lopes Carneiro e a vice -diretora Mônica Ramos de Oliveira, a ampliação da EJA para o Estágio III (nível médio) para atender a solicitação dos alunos e demanda escolar.
Em fevereiro de 2012, a escola passou a chamar-se Colégio Estadual Antônio Bahia, em 2014 foi municipalizada a 5ª série do Ensino Fundamental II e em 2015 a 6ª série dessa modalidade.
Ao final de 2015, aconteceu a eleição de dirigentes escolares onde foram eleitas para o quadriênio 2016 a 2019 as gestoras: Mônica Ramos (Diretora), Maria Patrícia Moreira Costa e Tamires Oliveira Araújo (Vice-Diretoras). A escola conta com excelentes professores capacitados para oferecer um ensino de qualidade e também com funcionários que se empenham para o bom funcionamento da mesma.
A exposição conta com o apoio do Departamento de Cultura – da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Prefeitura Municipal de Coité.
Redação CN* com informações do DECULT e CEAB