Partido Social Liberal (PSL), ideologicamente alinhado ao social-liberalismo, cujo registro foi deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2 de junho de 1998 e tem o 17 como número eleitoral, existe no município de Ichu, localizado no território do sisal, desde 1999, sob o comando do grupo político conhecido com “Os Carneiros”, que tem Amilton Carneiro como principal liderança.
Queixando da falta de apoio, membros do grupo, na maioria filiados ao PSL, se reuniram para definir a posição que irão tomar para eleição de outubro, ou seja, se indicará um nome para prefeito ou discutirá com outros partidos uma maior participação no governo e apoio ao projeto de 2020. Para Antônio Silva Carneiro, ex-secretário da agricultura, o momento é de fortalecer as candidaturas para vereadores e trabalhar um projeto de futuro.
Carneiro chamou atenção para uma conversa com atual prefeito Antônio George Ferreira Carneiro (PSC), com quem disse ter bom relacionamento e o apoiou em 2012. “Apoiar o candidato da oposição é regressão para o PSL. Estamos vivendo um novo momento do partido na Bahia e a hora é de valorização para o crescimento da legenda”, externou Chiba, como também é conhecido.
O atual secretário de educação do município, Tadeu Carneiro, disse que o assunto deve ser colocado para apreciação dos membros do grupo e que a decisão da maioria deve ser respeitada, porém, em sua fala demonstrou insatisfação com as pessoas que vêm ao longo do tempo recebendo apoio do grupo, pois “só servimos para apoiar e nós queremos agora ser apoiado. De Luiz Júlio pra cá, só apoiamos”, observou.
Em 2012, o então candidato George Carneiro, resistia à candidatura e com apoio dos Carneiros foi para o embate e venceu o pleito com 54,76% dos votos válidos, tendo Geraldo Carneiro como vice. Uma parte do grupo critica o prefeito pelo não cumprimento dos compromissos e até tendenciosa a votar com a oposição.
O vice-prefeito Geraldo Carneiro (PT), chamou atenção para o momento de crise e quer pacificação, até mesmo um candidato único a prefeito, pois, esta será uma eleição diferente e não existem recursos. Dos três partidos que formam o grupo, o PSL, PTdoB e PR serão lançados apenas quatro candidatos a vereador.
Após ampla discussão, os nomes de Amilton, Geraldo, Tadeu e do empresário José Gonzaga, foram citados com a possibilidade de ser cabeça de chapa, mas a ideia deverá ser amadurecida.
O único que externou as condições para aceitar o desafio foi José Gonzaga, que é filiado ao PR. “Só irei para disputa se me deixarem realizar um trabalho que pense na cidade e os secretários sejam aprovados por mim, mesmo indicados pelos partidos. Digo isso porque pretendo colocar cada pessoa no lugar certo e como recompensa quero ver os filhos de Ichu falando bem do nosso trabalho”, afirma José Gonzaga.
O deputado estadual Alex da Piatã, participou de uma reunião na cidade de Ichu com integrantes do “Grupo Carneiro” e externou sua gratidão ao apoio recebido na eleição de 2014 e reafirmou o compromisso de abraçar a decisão que for tomada pela maioria. O parlamentar chamou atenção para o tempo, “estamos próximos das eleições e essa decisão não pode ser retardada”, concluiu.
Redação CN – Foto: Teones Araújo