O município de Nordestina completou na última segunda-feira, 09/05, 31 anos de emancipação política e administrativa e pode ter um gestor que não é natural da cidade, mas que demonstra muita simpatia da população e depois de 10 anos prestando seus serviços no município na área da medicina, é hoje o principal nome da oposição para encabeçar a chapa e concorrer a cadeira do executivo municipal em 2 de outubro próximo.
A pessoa que a reportagem se refere é o médico Erivaldo Carvalho Soares, o Doutor Erivaldo como é conhecido, ele que está filiado ao Partido Social Liberal – PSL, até o inicio deste ano era vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, mas foi exonerado pelo prefeito Wilson Matos, segundo ele, simplesmente pelo fato de seu nome surgir de forma muito natural como um dos nomes para uma possível candidatura a prefeito. A partir da sua exoneração seu nome ganhou ainda mais força e possivelmente irá para o embate com o candidato que será indicado por Ito como é conhecido o prefeito.
Na noite de festa do dia 9, várias lideranças da oposição se uniram a doutor Erivaldo na residência de uma liderança onde conversaram bastante e montaram um esquema para sair fazendo corpo a corpo até o espaço da festa onde estava acontecendo shows musicais.
Na reunião estiveram praticamente todas lideranças da oposição, que segundo Erivaldo é forte e capaz de montar uma chapa de sucesso. Além do PSL o qual doutor Erivaldo está filiado faz oposição ao Governo Municipal o PMDB hoje liderado por Tião Nascimento, eleito como mais votado pela oposição, mas garantiu que ainda está conversando sobre a sucessão, os demais estão praticamente definidos e na pré-campanha, PSC com Rivinha, PDT Rosimeire, PTN e o PCdoB, além de outros partidos que irão compor a futura coligação. Erivaldo garante que embora o nome dele esteja mais em evidencia, coloca todos em igual situação de pré-candidato, inclusive Juninho que é filiado ao seu partido (PSL).
“Toda semana a gente vem mantendo contato com as lideranças justamente para discutir o futuro da oposição de Nordestina, tanto na sede como na zona rural. A pré- candidatura está nascendo de forma bem natural e percebendo essa vontade do povo e tendo boa aceitação do nosso nome, foi que a gente decidiu se lançar”, afirmou.
Ao relembrar da demissão da Prefeitura ele disse que recebeu com muita tristeza e também com muita surpresa, já que segundo ele não tinha pretensão de sair candidato nem mesmo da situação, e “pelo fato da minha exoneração, o povo começou a se mobilizar até como ação de solidariedade e resolveu veicular nosso nome por todo município” , justificou doutor Erivaldo.
O novo opositor disse que o motivo de sua pré-candidatura são diversos quando o assunto é melhoria de gestão, segundo ele vários setores necessitam de melhorias, porém destaca a saúde a que mais está presente e que considera a mais importante como bastante deficiente. “Pra se ter uma ideia, um exame aqui as vezes demora dois anos para ser realizado, tem situação que a pessoa morre e depois alguém chega informando que a pessoa pode ir fazer o exame, mas como, se a pessoa já morreu, até quem sabe pela falta de um diagnóstico rápido. E a questão do transporte, muitas vezes o paciente está com o exame marcado com trinta dias de antecedência e no dia de fazer falta transporte pra conduzir até Salvador, sem falar a deficiência para realizar atividades básicas de saúde, e essas deficiências pretendemos corrigir caso tenhamos a candidatura homologada e saiamos vitoriosos”, garantiu.
O PSL que deve encabeçar a chapa da oposição é presidido atualmente na Bahia pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia deputado Marcelo Nilo, segundo doutor Erivaldo está muito empolgado com sua intenção de candidatura e prometeu acompanha-lo na futura campanha. Nilo deve marcar presença no próximo mês na cidade de Nordestina.
Redação CN/ Fotos: Raimundo Mascarenhas