O vice-presidente da EgyptAir, Ahmed Adel, afirmou no começo da tarde desta quinta-feira (19) que foram encontrados os destroços do avião que decolou de Paris e desapareceu no Mar Mediterrâneo. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao canal americano de TV CNN.
— Nós encontramos os destroços. Há muitas razões pelas quais um avião pode cair. Não temos explicações nesta fase. Precisamos de mais investigação.
No fim desta manhã, uma fragata grega que procurava pelo avião desaparecido encontrou dois grandes objetos de plástico flutuando no mar, a cerca de 230 milhas ao sul da ilha de Creta, segundo fontes de defesa grega. Os dois objetos pareciam ser pedaços de plástico branco e vermelhos, provavelmente material de colete salva-vidas. Eles foram vistos perto de uma área onde um sinal do transponder da aeronave desaparecida foi emitido mais cedo, disseram as fontes.
O desaparecimento da aeronave repercutiu também nos Estados Unidos. O presidente do país, Barack Obama, segue de perto as investigações da França e do Egito sobre o incidente. O Departamento de Segurança Nacional, através da conselheira especialista em terrorismo da Casa Branca, Lisa Monaco, informou Obama da situação, mas ninguém de Washington fez comentários sobre a possibilidade de um novo ato terrorista.
Já o magnata e pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em seu Twitter que o incidente com o avião da Egyptair “parece um atentado terrorista”.
— Parece um outro ataque terrorista. Avião partiu de Paris. Quando vamos ficar atentos, inteligentes e vigilantes? Muito ódio e doença!
O presidente francês François Hollande afirmou nesta quinta-feira (19) que nenhuma hipótese sobre o desaparecimento do voo MS804 da EgyptAir está descartada. A aeronave, que fazia a rota Paris-Cairo, sumiu dos radares quando sobrevoava o mar Mediterrâneo.
— Infelizmente a informação que nós temos nos confirma que o avião caiu e está desaparecido. […] Nenhuma hipótese pode ser descartada, nem pode ser favorecida em detrimento de outra.
Hollande também anunciou a abertura de um inquérito para apurar as causas do acidente.
— Temos de garantir que sabemos tudo quanto às causas do que aconteceu. Nenhuma hipótese está excluída ou favorecida.
Trajeto
O departamento de aviação civil da Grécia divulgou nesta quinta-feira um relato detalhado dos momentos que antecederam o desaparecimento de uma aeronave egípcia da companhia EgyptAir sobre o espaço aéreo egípcio depois de sobrevoar o território grego.
Os registros estão no horário local, seis horas à frente do horário de Brasília.
02:24 – Voo 804 da EgyptAir de Paris para o Cairo entra no espaço aéreo grego, controle de tráfego aéreo concede permissão para o restante do trajeto.
02:48 – O voo é transferido para o setor de controle de tráfego aéreo seguinte e é liberado para sair do espaço aéreo grego. “O piloto estava de bom humor e agradeceu o controlador em grego”.
03:27 – O controle de tráfego aéreo de Atenas tenta fazer contato com a aeronave para fornecer informações sobre a troca de comunicações e controle de Atenas para o controle de tráfego aéreo do Cairo.
Apesar dos chamados repetidos, a aeronave não responde, momento em que o controlador de tráfego aéreo ativa a frequência de alerta, sem obter resposta da aeronave.
03:29 – A aeronave está sobre o ponto de saída do espaço aéreo grego.
03:39:40 – O sinal da aeronave é perdido aproximadamente sete milhas náuticas a sul/sudeste do ponto KUMBI, dentro da Região de Informação de Voo (FIR) do Cairo.
A assistência de radares da Força Aérea grega é solicitada imediatamente para detectar o alvo, sem resultado.
03:45 – Os processos de busca e resgate são iniciados, e simultaneamente se informa a Região de Informação de Voo do Cairo.
R7.com