O número de mortos em acidentes nas estradas federais da Bahia durante o feriadão de Corpus Christi aumentou mais de 100% este ano em relação a 2015, passando de 9 para 20. O número de acidentes, no entanto, diminuiu, assim como o de acidentes graves e de feridos. Já nas estradas estaduais, o número de mortos em acidentes diminuiu 57%, segundo balanço divulgado pela Polícia Militar. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (30).
Foram 6.933 veículos fiscalizados, com 7.390 pessoas abordadas. No total, foram feitas 1.591 autuações. Além disso, 715 imagens de radar capturaram veículos acima do limite de velocidade. Segundo a PRF, este ano a fiscalização em relação ao uso de bebida alcoólica por motoristas foi intensificada. Foram feitos 2.191 testes com bafômetro e 25 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, infração considerada gravíssima, com multa de R$ 1.915,40. Destes flagrados, apenas três foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária por crime de embriaguez no trânsito.
O balanço da PRF é dos dias entre 25 e 29 de maio. Em números absolutos, os dados, preliminares, mostram 91 acidentes, 15 considerados graves (quando há pelo menos um ferido grave ou morto). Foram 84 feridos e 20 mortes. A colisão frontal foi o tipo de acidente que mais matou pessoas neste feriado – em cinco acidentes do tipo, 13 pessoas morreram. Também foi destacado os acidentes envolvendo motociclistas – dos nove acidentes fatais, em quatro deles havia uma moto, resultando em sete mortos.
A rodovia com maior número de pessoas que morreram foi a BR-101, com sete mortos. Aparecem na lista ainda a BR-367 (6 mortos), a BR-116 (5 mortos) e a BR-242 (2 mortos).
Estaduais
A operação de Corpus Christi teve início na quinta-feira (26) e terminou às 8 horas desta segunda-feira (30) nas estradas estaduais. Neste período foram abordados 5.815 pessoas e 5.134 veículos, o que resultou em 43 veículos retidos, na extração de 688 autos de infração, no recolhimento de 40 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e de 13 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH). Ainda durante as abordagens, três pessoas foram encaminhadas a delegacias por conduzirem veículo após beberem e duas pessoas por porte ilegal de arma de fogo.
Ao todo, foram registrados 13 acidentes de trânsito que deixaram uma vítima com ferimentos leves e cinco com ferimentos graves, além de três mortos, o que representa uma redução de 73% no número de acidentes e de 57% no número de mortos, em comparação ao mesmo período do ano passado.