Dos 15 vereadores que formam a Câmara Municipal de Serrinha, sete deles fazem parte da base aliada do prefeito Osni Cardoso (PT), ou seja, Alex da Saúde (PP),Deca da Bela Vista (PSD), Gerinaldo Ferreira (PHS), Cássio Ramon (PSD), Rege do Ferro Velho (PR), José Trabuco (PMB) e Rogério da Cerâmica (PSD), mas um fato curioso na política local é que esses parlamentares são aliados na Câmara, mas fora dela são contrários e isto foi provado na noite de quinta-feira, 19, quando estiveram presentes no 2º Encontro de lideranças políticas de Serrinha, realizado na AABB onde declaram apoio ao pré-candidato a prefeito da oposição, Adriano Lima (PMDB).
O vereador Alex da Saúde que está entre os nomes para uma possível composição de chapa como vice, falou ao CN que sua posição partidária é diferente da atuação na Câmara e se considera da base de sustentação do prefeito, inclusive deverá votar pela aprovação das contas do prefeito Osni Cardoso. Desde que foi eleito pela primeira vez em 2008,Cardoso tem o comando da Câmara e um exemplo disso foi às aprovações de suas contas, sendo 03 rejeitas pelo TCM e aprovadas pelos vereadores.
A vereadora Magneide Maria, “Deca da Boa Vista, eleita pelo PR, em uma coligação formada pelo PT, PSL, PPS, PHS, PTC, PSB , PV, PSD, PC do B e o PR, contou ao CN que em 2012 apoiou Adriano Lima e não pôde subir no palanque, sendo muito perseguida. Ela disse que estava feliz em voltar a fazer parte do grupo político dos “Carneiros” e já se sentia vereadora da oposição, mesmo tendo participação no governo com a indicação de quatro vice-diretoras e um diretora de escola, além de dois veículos que prestam serviços a Prefeitura indicadas por ela, “mas se o prefeito quiser, pode tirar tudo”, falou Deca.
O vereador Cássio Ramon Alves Oliveira, eleito pelo PT e conhecido por Cássio da Educação, pelo trabalho que desenvolveu nesta área, deixou a legenda liderada pelo prefeito Osni Cardoso e migrou para o PSD, partido aliado da oposição. Cassio disse que vota nos projetos do prefeito, mas ao mudar de legenda entregou todos os cargos que havia indicado.
Dos vereadores presentes no evento e ouvidos pelo CN, a maioria disse que dar sustentação ao prefeito Osni, porque não quer atrapalhar a administração. José Reis (PMDB), apesar dos discursos que confunde sua posição, foi único a fazer oposição ao governo municipal, mas já integra o G6.
Histórico Político
O município de Serrinha, localizado no território do sisal sempre foi marcado pelas surpresas no campo das composições políticas a começar em 2008, quando o PT fazia uma oposição ferrenha ao então prefeito da época, Josevaldo Lima, inclusive autor de várias denúncias na justiça e no apagar das luzes, convidou Ariano Lima, filho de Josevaldo, para compor a chapa.
Em 2012, Adriano Lima surpreende ao colocar como candidata a vice-prefeita Ana Paula. Uma das filhas do empresário do campo da radiodifusão Antônio Lomes que, quase diariamente utilizava suas rádios para desgastar Josevaldo Lima.
Na eleição de 2016, a família Carneiro, há muitos anos divergindo politicamente e distanciados, se juntam e fecham apoio ao médico oftalmologista Adriano Silva Lima.
Se engana quem pensa que neste momento de pré-campanha os políticos não são cortês uns com os outros, num recente encontro no ato de inauguração de uma Clinica em Serrinha estavam todos no mesmo espaço e conversaram de forma bastante natural principalmente Adriano e Osni que foram eleitos juntos em 2008, em 2012 se enfrentaram e Osni ganhou com uma frente de mais de 9 mil votos, em 2014 Adriano saiu candidato a deputado, sua base é a mesma de Gika Lopes e disputaram o voto para estadual, Gika o candidato de Osni levou a melhor sendo eleito. Agora, a uma expectativa de ‘quebra de tabu’, Adriano vencendo o candidato de Osni Cardoso, o deputado Gika Lopes.
Redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas