Foi aberta oficialmente na tarde de sexta-feira-feira, 13, e prossegue até o fim da manhã deste domingo, 15, a 7ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal realizada pela Fundação de Apoio a Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) na Praça da Jazida em Valente.
Fazendo parte da programação, aconteceu na noite de sexta-feira, na Casa da Cultura Brasil a comemoração pelos 20 anos da FATRES evento que contou com a presença de representantes da Prefeitura e diversas entidades que formam o movimento social a exemplo do CONSISAL, MOC, MDA, SDR, FETRAF,CUT, ASCOOB, COOGEFUR, CESOL, APAEB, SINTRAF’s entre outras.
A FATRES homenageou os parceiros com entrega de placas e livro com histórico dos 20 anos de ação da entidade que também foi homenageada com uma placa entregue pelo Movimento de Organização Comunitário – MOC.
O coordenador da FATRES Urbano Carvalho que faz parte do grupo de fundação da entidade, falou com emoção das dificuldades no inicio e das conquistas que ajudaram no fortalecimento da agricultura familiar. Segundo ele, ingressou no movimento sindical em 1994 e dois anos depois ajudou na criação da Fatres através da unidade sindical do território sindical citando outros ‘companheiros’ como Rui do Quijingue, Leninha de Valente, Zé Hamilton e Zé Luiz de Santaluz, Zilda de Serrinha, Hermógenes de Cansanção, Zé de Barra de Monte Santo, João Nilton, “enfim, tanta gente boa que deixou a sua sementinha e hoje colhe os frutos. A Fatres hoje conta com mais de cem colaboradores (funcionários) e com atuação além do território do sisal estamos no Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe e Nordeste II.Para nós esta data é uma satisfação imensa, porque ao longo desses anos tivemos muitas dificuldades mas contabilizamos muitas vitórias também”, avalia Urbano.
Com o afastamento de Dilma da presidência, considerada uma grande parceira dos movimentos sociais, aliás, considera o grande crescimento do oitavo ano de fundação a partir do Governo Lula, mas vê um futuro sombrio nesse momento.
Carvalho não nega que no inicio a aliança feita entre o PT e demais partidos foi importante, mas segundo ele, com o passar do tempo a partir do momento que o povo brasileiro passou a mudar de vida houve uma reação por parte de burguesia, “eu entendo que o Impeachment é um ato constitucional, mas da maneira que ele foi constituído é um golpe, duvido muito se Dilma tivesse a maioria no Congresso ela tivesse sido afastada, e o Supremo Tribunal também não tinha forçado as investigações, porque as pedaladas fiscais que Dilma praticou em governo nenhum foi crime, essas pedaladas aconteceu em todos governos e ninguém foi condenado e ocorre também nos governos estaduais e se for colocar em pratica todos os 27 poderiam ser afastados”, afirma.
Urbano finalizou dizendo que teme mudanças do Governo Temer que venham afetar o andamento de tantas conquistas para os movimentos sócias com o programa de cisternas, Bolsa Família, habitação rural, Pronaf, Garantia Safra e tantos outros inclusive para educação. (Veja o álbum de fotos)
Saiba mais sobre a Feira
Cerca de 100 Empreendimentos da Agricultura Familiar do seguimento de Artesanato e Culinária e 50 Agricultores Familiares criadores de Caprinos e Ovinos estão expondo seus produtos na 7ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal. A expectativa é que cerca de 3 mil pessoas estejam visitando a feira, entre agricultores familiares, jovens, lideranças municipais e do Semiárido e, representações Governo do Estado e Governo Federal, além de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico da região.
Além da Exposição, a Feira oferece também 10 minicursos de formação e palestras voltadas para a Agricultura Familiar e economia solidária. Os participantes ainda poderão conhecer diversas tecnologias de convivência com o Semiárido apresentadas pela FATRES e organizações parceiras.
A Feira será uma grande oportunidade para os sujeitos rurais fortalecerem sua identidade sociocultural e econômica. Além disso, poderão debater trocar experiências e saberes, traçar medidas que melhorem e ressinifiquem suas práticas produtivas dentro dos princípios agroecológicos e de convivência com o Semiárido.
Como parte integrante dos eventos que compõem a Feira acontece também Leilão de Animais na noite deste sábado (14) e Julgamento de animais na manhã de Domingo (15). E atrações culturais que animarão a feira durante as suas noites.
A 7ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal realizada pela FATRES conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Valente e o apoio de diversas organizações sociais do Semiárido baiano a exemplo do MOC, Consórcios Públicos do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, Fundação APAEB, CODES-Sisal, Governo do Estado e Governo Federal.
Redação CN