A população da cidade de Serrinha, no Território de Identidade do Sisal, teve a oportunidade de receber, na quinta-feira (09), a primeira edição da Caravana da Justiça Social. Antes mesmo de iniciar o atendimento, a movimentação já era grande em frente ao Colégio Estadual Rubem Nogueira, dando a dimensão da relevância dos serviços oferecidos na área da assistência social, segurança alimentar, saúde, justiça, direitos humanos, acessibilidade, cidadania e protagonismo juvenil.
“Quando soube que poderia retirar a certidão de graça, não perdi tempo e vim logo com minha neta”, disse a senhora Maria Eliete, ao lado da neta Isabeli Vitória. A coordenadora da Caravana, Ana Sampaio, destacou que somente na emissão de documentos, foram atendidas 500 pessoas que solicitaram a segunda via de identidade e a gratuidade da certidão de nascimento.
Outros serviços ofertados à comunidade, e que tiveram grande demanda, foram as negociações de pagamento no posto de atendimento da Coelba; atendimento aos direitos do consumidor, com a equipe do Procon; informações de acesso às políticas públicas de assistências social, no stand do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); e palestras para jovens do ensino médio sobre educação no trânsito, realizada pela Polícia Rodoviária Federal.
A equipe do stand do Passe Livre Intermunicipal – que tem como prerrogativa garantir o direito de ir vir às pessoas com deficiência; explicou a este público os benefícios do programa e a forma de acessá-lo. O Passe Livre permite aos beneficiários se deslocar gratuitamente, de um município a outro, seja em busca de tratamento médico, educação, trabalho ou mesmo por lazer. O jovem Janilson de Jesus Lima é um dos 17.500 beneficiários do programa no Estado. Durante a Caravana, foram entregues 33 carteiras do Passe Livre no município, e realizados novos cadastros.
Ao todo, o lançamento da Caravana da Justiça Social, em Serrinha, reuniu a participação de 800 pessoas da região e contou com a presença do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, do prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, do deputado Estadual, Gika Lopes, das superintendentes de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Assistência Social e Segurança Alimentar da SJDHDS, Anhamona de Brito, Laíse Sousa e Rose Pondé, respectivamente, e lideranças locais.
Para o secretário de Justiça Social, Geraldo Reis, a importância dessa ação está em poder aglutinar um conjunto de serviços nas áreas de justiça, direitos humanos e desenvolvimento social que interferem diretamente na vida das pessoas que mais precisam. “O nosso objetivo é atender às demandas de diversos atores sociais, visando à ampliação da transversalidade e da intersetorialidade nas ações do Estado, além da garantia de sua interiorização”.
O prefeito, Osni Cardoso, parabenizou o secretário e a equipe da Caravana na organização do evento, “privilegiando tanto as pessoas que foram solicitar a emissão de documentos e gratuidade do passe livre intermunicipal, como as que acessaram os serviços da área de saúde e de defesa do consumidor”.
No município de Valente, a Caravana da Justiça Social aconteceu na Casa do Agricultor Familiar, e reuniu mais de 400 agricultores familiares do Território do Sisal.
Ana Paula Porto
Coordenadora de Comunicação – ASCOM