Os corpos das crianças de três e cinco anos que estavam em um casarão atingido por incêndio em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, foram localizados. Segundo informações do jornal A Tarde, o telhado, que era de madeira, caiu ao ser atingido pelas chamas. Apenas as paredes laterais e a fachada permaneceram de pé. O fogo começou às 16h30 do último domingo (12) e foi controlado por volta das 21h. Até as 11h30 desta segunda-feira (13) a polícia aguardava o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para remover os corpos.
A mãe dos meninos, de 39 anos, conseguiu escapar do incêndio. Ela relatou à polícia que já tentou salvar os filhos, mas que o incêndio já estava muito forte no quarto onde eles estavam. Ela deixou o imóvel para pedir ajuda, mas o fogo já havia se alastrado, o que impediu o resgate. O acidente chamou a atenção da atriz Sônia Braga, que atualmente reside nos Estados Unidos. Em seu perfil no Facebook, ela se manifestou sobre o caso. “Eu conheci Cachoeira. Quando estive na Bahia, passei uns dias lá. O trauma que esta cidade está vivendo é enorme. Foi um dia que começou, com Orlando e se encerrou com a tragédia caseira de Cachoeira. A nossa dor de todos os dias. A falta de caso. Não ter um corpo de Bombeiros numa cidade de 35 mil pessoas é inadmissível”, afirmou. Em entrevista ao Correio, o governador Rui Costa tratou da falta de um Corpo de Bombeiros na cidade. “Não conseguimos constituir um estado capaz de ofertar um corpo de bombeiros em todas as cidades. Diferente de muitas cidades, lá fora a gente não tem um corpo de bombeiros formado por voluntários, que aí seria possível ter bombeiros em todas os municípios, apenas com a coordenação e a direção profissionalizada. Não temos isso”, afirmou.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA) informou que permanece em Cachoeira e que chegou ao local do incêndio em 40 minutos após a solicitação. A distância entre as duas cidades é de cerca de 50 quilômetros. “Nós fomos acionados às 17h, através da nossa Central de Operações, em Feira de Santana. Prontamente, a equipe se deslocou, transportando 4 mil litros de água. Chegamos às 17h40 e percebemos que se tratava de um incêndio de grandes proporções. As chamas estavam muito altas”, explica o capitão Adriano Bertolino, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana. A atuação teve ainda a participação de uma equipe de Santo Antônio de Jesus e apoio da Prefeitura de Cachoeira no fornecimento de água. As chamas foram debeladas, segundo os bombeiros, às 22h. O casarão corre risco de desabar. “As paredes estão comprometidas. Estamos esperando a chegada do Grupo de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, do próprio Corpo de Bombeiros, por conta do risco de desabamento e para tentar localizar as crianças que não teriam conseguido sair do local, de acordo com os familiares”, acrescenta Bertolino.
Bahia Notícias