
O governador da Bahia Rui Costa, iniciou pela cidade de Araci no território do sisal, uma verdadeira maratona de praticamente uma semana de visitas a municípios do interior.O governador chegou a cidade de helicóptero no estádio municipal onde foi recepcionado pelo prefeito Silva Neto, vice prefeita Keinha, deputados Alex da Piatã, Fátima Nunes e Gika Lopes, além de prefeitos e demais lideranças de várias cidades da região.

A primeira atividade do governador na cidade foi na Praça da Conceição e antes de subir ao palanque, ao lado do prefeito fez entrega de dois tratores para a construção e limpeza de aguadas e estradas vicinais, e de 120 barracas de feira, para a comercialização dos produtos da agricultura familiar e na oportunidade entregou cinco viaturas, que vão atender os municípios de Araci, Lamarão, Barrocas, Nordestina e Valente.

Durante a solenidade foram entregues 329 títulos de terra para produtores rurais e 232 cisternas. Os agricultores da região vão contar ainda com três barreiros, nas comunidades de Balaio, Resina e Casinha de Pedras.
O governador destacou a importância de criar mecanismos de convivência com o semiárido. “Assim, os moradores têm condições de produzir mais e melhor, de forma qualificada e com tecnologia, não apenas na enxada. Então, a gente está fazendo este trabalho, entregando os tratores para mecanizar a produção, dando ordem de serviço para a construção de barreiros, entregando essas cisternas. Ao todo, são mais de cinco mil cisternas colocadas em Araci”.

Um grande público marcou presença no ato e comemorou bastante quando o chefe do executivo baiano assinou um convênio, por meio do Programa Bahia Produtiva, beneficiando 40 famílias com matrizes de caprinos, animais reprodutores e máquinas forrageiras, para alimentar a criação. O Governo do Estado também investiu no asfaltamento do entorno da Praça da Conceição e de duas avenidas.

Silva Neto ao lado de sua vice e do seu pai o ex-prefeito José Eliotério (Zedafó) fez um longo discurso iniciando por agradecimento ao governador por tudo que segundo ele tem feito em benefício do município, principalmente ações voltadas para o homem do campo, aproveitou para destacar a parceria do Município com a Companhia de Ações Regionais – CAR, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR que contribuiu muito para que no período da longa estiagem o homem do campo não sofresse tanto.

O prefeito fez uma verdadeira prestação de contas de sua gestão e para encerrar, apresentou uma extensa lista de pedidos que segundo ele, já é conhecido em todas as secretarias como ‘prefeito pidão’. “Faço isso não para mim, e sim para atender o meu povo, principalmente o mais carente”.
Após deixar o palco, Rui aproveitou a oportunidade para visitar as obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que vai beneficiar 66 localidades dos municípios de Araci e Tucano, com um investimento de R$ 51 milhões.
Redação CN /SECOM / Fotos: Raimundo Mascarenhas