Com aproximação do prazo para realização das convenções partidárias que irão homologar os nomes que disputarão o pleito de outubro, aumenta as especulações e as conversas em torno da formação das coligações. Em Monte Santo, município localizado no território do sisal, por exemplo, os dois principais nomes colocados para disputa, ou seja, o prefeito Jorge Andrade (PSD) e Everaldo Joel de Araújo (PSC), tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM.
Fontes ligadas ao ex-prefeito Everaldo Joel Araújo, garantem que não há impedimento do mesmo ter sua candidatura homologada, apesar das contas referentes aos exercícios de 2011 e 2012, no segundo mandato, serem rejeitas pelo TCM. Neste sentido, segundo a fonte, o atual prefeito Jorge Andrade também teve as contas de 2013 e 2014 rejeitadas. Ambos estão em pré-campanha, inclusive com veículos plotados com os números de suas legendas em forma da divulgação do partido.
Everaldo Joel disse ao CN que colocará seu nome para aprovação na convenção e será candidato a prefeito do município pela terceira vez. Ele falou que rejeição de contas pelo TCM não causa inelegibilidade. “São três itens que causam inelegibilidade, ou seja, dolo, malversação e enriquecimento ilícito. Eu particularmente não cometi esses erros. Zelo e zelarei cada centavo do dinheiro público. Nossas contas foram rejeitadas por índice de pessoal e fiz isso por vê tanta gente precisando de emprego em nosso município”, falou o ex-prefeito. Ele lamentou quando a Câmara de Vereadores, na gestão atual, ao julgar suas contas, não lhe deu amplo direito de defesa e o contraditório, segundo ele, descumprindo a constituição federal.
Everaldo Joel, 63 anos, formado em técnico em contabilidade, casado e pai de dois filhos, trabalhou no SENAR e no INSS, o que lhe projetou na política e por duas vezes se elegeu vereador e ambas as vezes foi o mais votado, inclusive o mais votado da história do município. Em 2004 disputou sua primeira eleição para prefeito, vencendo o ex-prefeito Antonio Raimundo de Matos com uma diferença de 3.581 votos e quatro anos depois foi à reeleição, vencendo o médio Cacá Andrade com 5.002 votos de frente.
Everaldo conta com forte apoio do principal líder do grupo deputado Vando
O deputado Vando Araújo (PSC), líder do grupo que vem trabalhando a pré-campanha de Everaldo Joel, falou ao CN que, tanto Everaldo, quanto Jorge Andrade poderão ser candidatos, se houver apenas os quesitos das prestações de contas. “Se referindo ao Everaldo, ele é o único nome a prefeito pelo nosso grupo e será homologado no momento certo e iremos ganhar a eleição para Monte Santo votar a se desenvolver”, afirmou.
Segundo o parlamentar, a escolha de Everaldo Joel para candidato do grupo, não foi uma escolha pessoal e sim pelo trabalho que realizou no município por oito anos, inclusive as pesquisas contratadas pelo grupo demostra este cenário.
O parlamentar lembrou que Everaldo Joel está sendo convocado para devolver o orgulho do povo, pois atualmente o município não tem crédito nos meios políticos, empresarial e nem com a população. “Nas pesquisas que o partido tem mandado fazer, o prefeito atual aparece uma rejeição de quase 69,2% e isto justifica o clamor da população pela volta de Everaldo”, falou o parlamentar.
Para Vando, existe uma avaliação feita pela população entre o antes e depois, com uma diferença muito grande em relação as gestões do Jorge e do Everaldo, pois no período que social cristã estava à frente o município, segundo ele, sua administração era referência no território do sisal. “O povo está com saudade e quer sua volta”, falou o parlamentar.
Obras de destaque no Governo Everaldo Joel
Nas duas gestões do Everaldo Joel foram construídas as obras mais importantes do município, na opinião do deputado Vando. Ele citou como exemplo a construção da Praça Monsenhor Berenguer e a Praça Professor Salgado, onde fica o prédio da Prefeitura Municipal, também construída em sua gestão com recursos próprios. O deputado lamentou que outras obras construídas nos oito anos que esteve à frente do município estejam abandonadas, a exemplo do Centro de Lazer, cujo teto desabou e até o momento não foi recuperado.
Conhecedor profundo das ações realizadas pelo ex-prefeito Everaldo, Vando falou que foram realizadas obras de pavimentação em 36 comunidades rurais e muitas delas receberam várias obras, tendo o povoado Jenipapo como referência, onde foi construído um colégio, calçamento em paralelepípedo, quadra poliesportiva, praça, PSF e foi colocada a disposição da comunidade um veículo oficial.
A dona de casa Alexsandra Coelho de Andrade, mais conhecia por Sandra do Leandro, residente no Jenipapo confirmou o que disse o deputado Vando e dentre as obras realizadas na comunidade a construção da quadra é uma referencia, pois além da área de lazer, resolveu o problema de um tanque que existia no local e era um transtorno. “Nós nem precisava pedir, ele via o que precisava e prontamente resolvia”, disse Sandra.
Antes pré-candidato a prefeito, Sidney do Hiper Real aceita proposta de pré candidato a vice de Everaldo
O empresário Sidney Ferreira Dias (PDT), 43 anos de idade, será o candidato a vice-prefeito na chapa de Everaldo e ao falar para o CN, afirmou que tinha pretensão de colocar seu nome como candidato a prefeito e chegou a trabalhar uma pré-campanha, mas observou a vontade popular do retorno de Everaldo a Prefeitura e as pesquisas que o PDT mandou fazer apontava isso, daí entendeu que poderia colaborar com o município, sendo companheiro de chapa e este desejo será homologado na convenção.
A pré-campanha do Everaldo Joel conta com o apoio dos vereadores do PSC Laerte Leandro de Araújo Fernandes (Laerte do Vando), Nailton Barbosa Araújo, Gilmar Ferreira Passos (Goré), Martinho de Jesus (Martinzinho) e dos vereadores Rodnei da Silva Tolentino, Josué Tomaz de Souza (Zué da Bateria) e Rosilange de Santana Barreto Ribeiro, filiados ao PDT. A convenção deverá acontecer entre os dias 25 e 31 de julho.
Redação CN/ fotos: Raimundo Mascarenhas e arquivo pessoal do pré-candidato