A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) recebeu no início da tarde desta quinta-feira (16), o título de cidadã baiana na Assembleia Legislativa da Bahia.A outorga foi uma indicação do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) aprovada pela grande maioria dos deputados.
Dilma com o mesmo padrão de presidenta chegou ao Centro Administrativo da Bahia – CAB acompanhada do governador da Bahia, Rui Costa, e do ex-ministro Jaques Wagner.
Ao ser convocada para entrar no plenário, a presidente ouviu o calor humano da militância que entoava o coro ‘Dilma guerreira do povo brasileiro” e ‘volta querida’. Em clima de protesto pelo seu afastamento o grito de ‘Fora Temer. Governo golpista’.
A cerimonia teve início às 13h10, cerca de 40 minutos de atraso do tempo previsto, foi apresentado um vídeo contando um resumo da trajetória de Dilma Rousseff principalmente com suas vindas a Bahia.Em seguida a deputada Fátima Nunes (PT) foi chamada para entregar uma maquete com uma casa e um cisterna representado 1,3 milhões de cisternas construídos pelo Governo Dilma.
Em seguida foi convocado para usar a Tribuna o deputado Rosemberg Pinto que olhando para Dilma disse que era um momento que muito o orgulhava e ao mesmo tempo histórico,”que estamos aqui para agradecer a nossa legítima e primeira presidenta eleita do Brasil.Dilma Rousseff a mais nova cidadã baiana”.
Rosemberg disse que desde a primeira campanha de Dilma a Bahia sempre acreditou que ninguém além dela, seria capaz de dar o seguimento ao projeto vitorioso implantado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”Sua expressiva vitória no primeiro mandato e a ampliada na sua reeleição, é a prova disso”, afirmou o parlamentar.
O parlamentar disse que na Bahia, coordenado pelo ex-ministro Jaques Wagner e pelo governador Rui Costa, está sendo feito a defesa desse projeto de cidadania.”Presidenta, uma honraria mais que merecida, o aumento do salário mínimo, a saída do Brasil do Mapa da fome com o bolsa família, ampliação das universidades e institutos federais, com pronatec e fies, a superação da luta pela habitação popular como o minha casa minha vida, a geração de emprego e renda, a valorização da agricultura familiar, o luz para todos, as políticas de valorização das mulheres, tudo isso que tanto tem incomodado a oposição ao usar de todos os métodos para impedir o nosso avanço nacional, são motivos suficientes para justificar esse titulo, proposto pelo nosso mandato e aprovado pelos deputados dessa casa, que eu quero fazer um grande agradecimento. Aqui na Bahia, apenas uma ação do nosso governo presidenta, já merecia esse título, depois de 200 anos, a Bahia saltou de uma, para seis universidades federais e onze institutos federias”, finalizou Rosemberg.
A presidente afastada usou a tribuna por mais de 30 minutos, e iniciou agradecendo a Rosemberg pela indicação, aos demais componentes da mesa, aos movimentos sociais, e, de maneira especial a todos os deputados baianos que votaram contra o seu afastamento.
Dilma disse ter ficado orgulhosa com a homenagem, pois a Bahia foi onde nasceu e também se criou o Brasil.” A Bahia tem uma atração muito grande sobre os outros brasileiros, e esse símbolo da nossa diversisade. Eu sempre disse a Jaques Wagner que vindo aqui na Bahia, é algo que me alegra muito, por levar sempre da Bahia uma imensa energia positiva e uma imensa força de vida.
Após de justificar o que chamou de razões afetivas pelo seu amor a Bahia, Dilma disse que ali estava também para defender seus 54,5 milhões de votos.”E nessa grande votação, recebi boa parte aqui na Bahia, por isso minha vinda aqui é para reafirmar o meu compromisso com os baianos, pessoas aguerridas”.
Dilma fez duras críticas ao governo do presidente em exercício Michel Temer, ao qual chamou de “golpista” e “provisório”. Ela rechaçou as mudanças da terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida, que encerrou os benefícios a primeira e segunda faixa de renda, de até R$ 1800 e até R$ 3.600, respectivamente.
“Todo esse programa do governo golpista e provisório não passaria pelas urnas do nosso país”, disse Dilma.
A presidente afastada disse ainda que o governo interino está fazendo um desmonte no Brasil e que vários programas estão em risco, a exemplo do Bolsa Família, que Temer que reduzir o benefício, e que ontem mandou para o Congresso a proposta de diminuir os investimentos também na saúde e na educação.
Redação CN / Fotos: Raimundo Mascarenhas