O prefeito do Município de Nordestina Wilson Araújo Matos (PSD) está disposto a colocar uma equipe da prefeitura para fazer o serviço de tapa buraco na rodovia BA 120. De acordo com o gestor as condições da estrada estão precárias e não tem como esperar mais e diante de tanto prejuízo causado principalmente aos proprietários de veículos ele decidiu se oferecer para realizar o serviço desde a cidade de Santaluz até Monte Santo, uma extensão de 110 km.
O prefeito disse que oferece as caçambas, equipe de trabalho e todos equipamentos necessários e que o Governo só entraria com o material, que o município não dispõe que é a brita e o betume.”Sei do problema que o país está passando com a crise jamais vista, mas o povo não merece também sofrer tanto com essa situação, por isso estou me prontificando ajudar. Fui motorista de ônibus e caminhoneiro e sempre detestei estradas ruins”, justificou o gestor.
Recuperação de estrada pelo prefeito Ito não seria novidade, pois, no seu segundo Governo a cidade ganhou 17 km de asfalto do contorno da BA 120 até o centro da cidade numa extensão de 18 km e a partir do momento que foi inaugurada ele passou a observar, e “sempre que aparecia um buraco eu mandava logo tapar, pois, garante muito mais tempo na conservação”, afirma.
Ito afirmou que, embora os 18 km que liga a BA 120 a sede de Nordestina esteja conservado, o nordestinense precisa se deslocar para Monte Santo, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Feira de Santana e Salvador e têm que passar pelos trechos danificados.
O gestor disse também que o motivo de sua preocupação em se oferecer para tapar os buracos foi depois de ouvir boatos que tem gente querendo fazer um protesto jamais visto em qualquer canto do Brasil, usar dinamite para abrir uma cratera na pista.” Não sei se é verdade essa conversa, mas não custa se prevenir, entendo que causaria um prejuízo ainda maior do que está”, finalizou.
A rodovia BA 120 na região do sisal, já que a mesma atende outras, começa em Conceição do Coité em frente ao Colégio Iêda Barradas, onde está o Km 01, e vai até Monte Santo numa extensão de 163 km. Ganhou pavimentação asfáltica em 1984 no então Governo João Durval Carneiro e de lá para cá passou por serviço de recapeamento apenas de Coité a Valente, o restante sempre foi com o paliativo de tapa buraco. Além de Coité e Monte Santo a estrada serve diretamente a Retirolândia, Valente, Santaluz, Queimadas, Cansanção.
O trecho da BA 409 que liga Serrinha a Coité e que está necessitando também de uma grande reforma começa em Serrinha onde está o Km 01 e finda em Coité em frente ao Colégio Iêda Barradas, onde tem inicio a BA 120. Outro trecho da BA 120, também na região do sisal, é de Riachão do Jacuípe a Coité, 28 km, esta a situação é tão caótica que 60% do resto de asfalto foi retirado e voltou a ser estrada de cascalho.
Redação CN / Fotos: Raimundo Mascarenhas