Na contra mão do cenário político estadual e nacional, o prefeito Ismael Ferreira (PT), reuniu na noite de quinta-feira (23), em sua residência, lideranças políticas do PT, PMDB, Solidariedade, PSD e outros partidos que estão conversando para formar uma coligação de sustentação da campanha a sua reeleição.
Em nível municipal, estiveram presente os vereadores José Robson Duarte Cunha (Zé de Zeli) e Gabriel Oliveira Mota, do PMDB, Gessivaldo Souto Martins (Sissi), PSD e Maria Madalena Oliveira Firmo (Leninha), PT, além das representações do Solidariedade através de Luciano Araújo, presidente estadual e tesoureiro nacional da legenda, secretário Municipal de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Salvador e membro da executiva estadual do PMDB, Fábio Rios Mota, secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Feira de Santana, Ildes Ferreira e o deputado estadual e representante do PSD no território do sisal, Alex da Piatã.
O prefeito Ismael Ferreira falou ao CN que o trabalho que vem realizando no município vem contribuindo com essa aceitação das forças que divergentes na política estadual e nacional, mais se unem no projeto local em função da presença nestes partidos de pessoas naturais do município e com um pensamento comum que é o desenvolvimento do município e consequentemente seu povo vivendo melhor.
Ismael lembrou também que essas lideranças vêm fazendo parte do projeto desde a campanha de 2012, quando venceu o pleito com 53,29% dos votos válidos e contou com apoio de doze partidos. “Continuamos juntos e conversando para construir essa aliança, continuar o trabalho, pois Valente não pode voltar o passado”, concluiu.
O secretário Fábio Mota disse que em 2012 o PMDB já votou com Ismael, elegeu dois vereadores, dentre eles Zé de Zeli, o mais votado, obtendo 1.019 votos e que a questão local é diferente do estado e nacional, pois historicamente no município o PMDB sempre foi oposição ao DEM e PSDB. Ele lembrou que essa divergência é antiga e o último episódio foi na eleição pra escolha da presidência da Câmara de Vereadores e na época o vereador Gabriel Mota precisava de um voto e o PSDB/DEM tinham esse voto e votaram contra.
Fabio Mota falou também que o PMDB pleiteia a vaga de vice-prefeito e vem indicando o vereador Gabriel Mota e vem conversando neste sentido, até pela história da legenda no município e “minha presença aqui é para trabalhar essa proposta, apesar de não votar em Valente, sou eleitor de Salvador, mas aqui estão as minhas origens e vamos continuar a conversar”, concluiu Mota.
O presidente estadual do Solidariedade, Luciano Araújo falou que a divergência com PT é apenas a nível nacional, pois na Bahia e, em especial em Valente, não há essa situação e por ser natural de Valente, ele não poderia ficar de fora deste projeto e a três eleições que vem acompanhando Ismael Ferreira e sempre foi fiel a grupo e quer manter essa aliança. Araújo destacou a presença do deputado Alex da Piatã neste processo eleitoral e sua capacidade de unir as pessoas. “Chega em bom momento e com sua presença e todas essas lideranças, esse projeto que deu certo, vai continuar”, falou. O solidariedade também quer apresentar o nome do médico Ênio Rios para candidato a vice-prefeito.
Para Alex da Piatã é impossível, diante da dimensão territorial da Bahia, verticalizar as alianças e os interesses locais são bem específicos e não tem como ser suplantado pelos interesses nacionais e “isso tem que ser respeitado e o PT, Solidariedade, PMDB, PSD, PRP e tantos outros que não construí aliança nacional, mas aqui no munícipio a uma história de família, cultura e sobre tudo política. Temos que respeitar isso”, falou o social democrata. Sobre a indicação do nome do vice, Alex lembrou a matéria publicada no CN onde apareceram cinco nomes e como candidato do PSD foi publicado o nome do empresário Timóteo Almeida.
Alex da Piatâ chamou atenção para o bom senso de todos em prol do projeto que vem dando certo em Valente e são visíveis as mudanças que vem ocorrendo e defendeu a unidade e permanência da união de todos que estavam no palanque, “assim estaremos dando uma contribuição para desenvolver o município e melhorar a vida das pessoas”.
Em se tratando da política local, foi bastante comentado a presença do médico e ex-prefeito Gerson Carneiro, considerado um dos grandes líderes político do município e exerce influencia nos processos eleitorais. O médico vem defendendo o nome do bancário e ex-vereador Ivanilton Araújo para vice-prefeito, mas garante que não será obstáculo na continuidade do projeto que segundo ele vem dando certo.
Redação CN/ fotos: ASCOM PMV