Um assalto a ônibus causou desespero e deixou cinco passageiros baleados e um morto, na manhã desta sexta-feira (22), na BR-324, localidade de Jaqueira do Carneiro, em Salvador. De acordo com testemunhas, por volta das 6h15, dois bandidos entraram pela porta da frente do coletivo e anunciaram o assalto de forma bastante agressiva. Segundo os relatos, os homens gritaram e quebraram um dos vidros de dentro do ônibus. Durante a ação, um recolhia os pertences das vítimas e o outro dava cobertura.
Testemunhas relatam que o primeiro disparo, contra os bandidos, partiu de um passageiro que estava sentado na parte da frente do coletivo. Houve confronto. Segundo os relatos, foram ouvidos mais de 20 tiros. Após o tiroteio, os assaltantes conseguiram fugir.
As testemunhas dizem que um deles parece ter saído ferido. Na hora do crime, havia passageiros em pé e outros sentados no transporte que fazia a linha Marechal Rondon-Barra.
Uma equipe da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar esteve no local. De acordo com a polícia, os feridos foram socorridos por populares e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O motorista e o cobrador do ônibus não ficaram feridos.
Segundo informações do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), as vítimas foram identificadas como Anderson Luiz do Amaral Santos, 34 anos, ferido na cabeça; Luciene Belo do Vale, 43, atingida no abdômen; Edinelson Borges, 39, ferido na cabeça; Nilson Celestino dos Santos, 36, que levou tiro no braço e no abdômen; Iraci Santana Santos, 45 anos, ferida na mão e no abdômen; e Julio Farias Costa, 44, que foi baleado na barriga, não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 10h.
Segundo a esposa de Nilson Celestino, um dos feridos, ele estava a caminho do primeiro dia de trabalho como pedreiro nas obras do metrô. A mulher, que preferiu não se identificar, conta que o marido fez uma ligação para ela, muito nervoso, quando ainda estava ferido no local do crime. “Ele disse que tinha tomado dois tiros”, conta.
O diretor do Sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota, que esteve no local do crime ainda cedo, confirma que houve um intenso tiroteio durante o assalto. “Acredito que algum passageiro reagiu, mas ainda não é confirmado. O ônibus está todo furado de bala e agora foi encaminhado para a perícia. Todos os passageiros baleados foram levados para o Hospital Geral do Estado [HGE].”, disse.
G1.com