Durante reunião na casa do deputado estadual Alex da Piatã (PSD) na noite de quinta-feira, 21, entre as principais lideranças que participaram da campanha de 2012 e muitos deles compondo o atual Governo Assis, como é o caso dos secretários de Saúde Leonardo Mascarenhas e da Industria e Comércio, Francisco Apolônio; vereadores Danilo, Betão, Rene, Raimundo, Gel de Tetê, Analene e Rozana, além de outras lideranças a exemplo do médico Leonardo Silva, ficou definido que a chapa que será homologada no dia 5 de agosto, no Ginásio de Esportes, será composta por Francisco de Assis que vai tentar a reeleição e a presidente do PSD Mulher Genivalda Pinto da Silva popularmente conhecida por Val, esposa do deputado Alex.
O deputado, que em 2012 formou a chapa na condição de vice de Assis e saiu vencedora, ficou com a missão de novamente indicar um nome para buscar a reeleição e segundo ele, conhecendo o potencial de sua esposa a convidou para se engajar nessa importante missão. Ele disse durante o encontro e logo após tornou público em seu Facebook, que é chegado o momento de dar espaço a mulher na política coiteense.
“Val é a nossa pré-candidata a vice na eventual chapa de reeleição do prefeito Assis (PT). Após uma discussão salutar o nosso grupo decidiu convidá-la para a composição. Com um histórico de luta social em movimentos e pastorais, presidente do PSD Mulher, mãe de três filhos, administradora, religiosa, batalhadora, não teve berço de ouro e precisou estudar e trabalhar bastante com a família para crescer na vida, Val é um exemplo de coiteense! Aceitou o convite do nosso grupo para compor esse projeto que mudou e fez Conceição do Coité avançar 40 anos em quatro e pretende fazer com que o futuro do município continue mudando para melhor”, afirma.
De acordo com o parlamentar, o grupo vem firme, forte, confiante e totalmente unido com o objetivo de discutir, ajustar e melhorar projetos, além de novas ações para a cidade. “Temos dois pré-candidatos: a firmeza, o trabalho e a transparência de Assis e a simplicidade, a força e a serenidade da mulher representada em Val. Ambos totalmente ficha limpa, como pede o bom senso e a ética política”, ressaltou.
Alex aproveitou para agradecer publicamente, sua esposa por ter aceito o convite, a Gilberto de Otacílio e ao médico Leonardo Silva, por participarem do processo de discussão do grupo.
Doutor Leonardo como é conhecido, é filiado ao Solidariedade, teve inclusive seu nome cogitado para para compor a vice de Assis, mas ao fazer uso da palavra afirmou que as especulações em redes sociais em torno de seu nome foi a vontade de alguns amigos e que nunca ‘abriu a boca’ para dizer que seria e que tinha pretensão de candidatura e nem tão pouco se esforçou para acontecer algo em sua vida em relação a candidatura.”Mas de certo modo deixa a gente sempre lisonjeado pelo reconhecimento do público, mesmo sem fazer esse esforço, você tem o reconhecimento é algo que nos deixa realmente muito gratificado”, afirmou.
O médico disse que em relação a sua postura política no município, todos sabem sua posição de caminhar sempre com oposição ao grupo que esteve no poder durante 40 anos e que ele em 2012 contribuiu para tirá-lo.”Nessa eleição não vai ser diferente, desde que nasci pertenço a essa corrente (azul) e tendo nova eleição com Assis se portando como pré-candidato a reeleição, isso nos estimula mais ainda, a engajar na campanha por saber de todo trabalho digno que ele vem realizando e sei que vai fazer um grande trabalho de continuidade ao lado de Val”, finalizou.
O prefeito Assis disse que a chapa é composta por três nomes, o seu nome e o de Val que são os dois que podem figurar, mas tem o terceiro que é o de Leonardo, pois segundo ele vai ter um protagonismo muito grande na campanha, pela liderança que ele exerce seja na família, no grupo dos ‘azuis’, a grande relação que tem com os amigos, enfim pela capacidade enorme que ele tem de liderar já demonstrada. “Doutor Leonardo vai ser uma força importantíssima na nossa caminhada”, garante.
Quanto ao nome da nova companheira de chapa, Assis disse que é muito simbólico ter uma mulher executando a função politica, pois tem alcançado seu espaço e tem certeza que o grupo fará uma campanha em que as questões de gêneros vão entrar forte, ” e Val tem qualificação para entrar nessa discussão, é uma excelente companheira de chapa, que vai nos ajudar a governar por mais quatro anos, se Deus quiser”.
Assis voltou a afirmar que não teme seus adversários, mesmo sendo dois ex-prefeitos, pois segundo ele tem muito o que mostrar de sua gestão e que vai propor na campanha a comparação do que os adversários fizeram e o que a sua administração tem feito.” Acho que vai ser uma campanha que o povo poderá optar por dois modelos de gestão; modelo antigo que vigorou em Coité por quarenta anos e o nosso modelo que tem ai três anos e meio, e vai ser muito importante para o povo fazer essa escolha, fruto da comparação de algo que eles viram, presenciaram, assistiram e participaram”, finalizou.
A pré-candidata a vice disse que foi uma surpresa pra ela ser indicada, mas vai encarar de frente, pois o mandato de Assis precisa ser ampliado, uma vez que está sendo grandioso e pretende contribuir para prosperar ainda mais. Ela lembrou de quando a presidente estadual do PSD, Ivana Bastos, chegou em sua casa para lhe dar a função de presidir o PSD Mulher no município, também foi assim, sem uma prévia.
Val disse ao CN que embora não tenha disputado cargo político, está inserida nesse meio desde 2008 quando Alex saiu candidato a prefeito, participou ativamente dois anos depois e contribuiu para eleger dois deputados apoiados por Alex. Em 2012 chegou a primeira grande vitória, quando esteve na caminhada de Assis e Alex e a segunda em 2014, quando contribuiu para eleição de Alex deputado. “Ouço a reação de algumas pessoas, que podem achar que não tenho capacidade, todos merecem uma oportunidade, não se deve julgar antes de ver o trabalho.Posso dizer que sou representante de Alex em Coité, já sei das demandas e dificuldades do povo”, afirma.
Questionada em caso de reeleição de Assis, sendo diplomada vice-prefeita, qual a primeira ação enquanto mulher para melhorar Conceição do Coité, ela respondeu: “É preciso lutar contra a violência como um todo, mas nosso município foi marcado por três mortes violentas contra mulheres deixando profundo sofrimento nas famílias. Eu sei que existem leis, mas é preciso lutar com toda dedicação e divulgar mais, para que todas saibam seus direitos em caso de violência.
Redação CN