Emancipado de Riachão do Jacuípe em 19 de março de 1985, o município de Gavião se prepara para oitava gestão do poder executivo. Mesmo estando à frente do município, a prefeita Benvinda Oliveira segue as orientações do seu esposo, Laurindo Nazário (PSD), atual secretário de administração e considerado o líder da situação.
Ao falar para o CN, Laurindo Nazário disse que já estão definidos os nomes que irão compor a chapa majoritária com apoio do grupo da situação, porém, ainda não há uma data definida para a realização da convenção. Nazário afirma que conta com o apoio do PSD, PT, PCdoB, PR, SD e PRB.
Segundo Laurindo, o nome de consenso para pré-candidato a prefeito é do ex-secretário de Transporte Raul Soares Moura Junior, mais conhecido como Raulzinho Moura(PSD), formando a chapa com o ex-vereador Lucivando Lima do Nascimento (PR). “Praticamente definida a chapa. Creio eu nada aconteça e manteremos essa chapa na convenção”, concluiu.
Raulzinho Moura nunca exerceu mandato e a única experiência de urna foi em 1992 quando disputou a eleição para vereador, mas não obteve êxito. O pré-candidato do PSD foi secretário de transporte desde o primeiro mandato de Benvinda Oliveira e, segundo ele, pelo trabalho prestado neste período houve uma aclamação popular e o grupo político encomendou uma pesquisa interna com o objetivo de conhecer os dois melhores nomes para disputar a eleição e ele ficou em primeiro lugar e Vando, como é conhecido o ex-vereador Lucivando Lima, em segundo, resultando na formação da chapa.
Lucivando Lima foi vereador por vários mandatos e presidente da Câmara. Eleito em 2008, Vando foi denunciado por compra de votos e teve o mandato cassado depois de uma intensa batalha judicial e na eleição de 2012 apoiou sua esposa Márcia Almeida Gomes do Nascimento à vereadora, e trabalhou o seu nome na campanha a chamando de Márcia de Vando, sendo a mais votada naquele pleito, obtendo 231 votos, corresponde a 6,65% dos votos válidos.
O bancário Lourival Antonio Neto, 28 anos, (PTN) conhecido por Neto de Tinho, também aparece como pré-candidato a prefeito, mas ainda está conversando com algumas lideranças em busca de um nome para vice.
Neto vem trabalhando o “novo” na política local e admite que a gestão atual teve alguns avanços, principalmente no setor de obras, porém acha que Gavião merece muito mais, principalmente na utilização do Rio Jacuípe que margeia o município e a BR 324, onde passa milhares veículos diariamente e é necessário explorar esses potenciais na geração de emprego e renda.
Filho do vereador Lourival Filho Oliveira Santos, “Tinho”, eleito pela primeira vez quando o município foi emancipado e reeleito em todas as eleições, Neto falou ao CN que irá intensificar a pré-campanha nos próximos dias e formar uma grande frente para encarar a campanha e ser eleito o prefeito mais jovem da história do município.
Prefeito por três mandatos, Joaquim Cunha, também é pré-candidato a prefeito pelo PSDB com o apoio do DEM. Com a marca da oposição no município e estado, Joaquim falou ao CN que não via sistema político no Gavião que possa permitir três chapas e que o lançamento de Neto, que é seu afilhado de batismo, como pré-candidato a prefeito seria uma aventura ou ele estaria pensando no futuro. “É risco uma terceira candidatura e pode ser um tiro no pé. Essas lideranças novas deveriam procurar os grupos políticos mais antigos e mais próximos aos seus pensamentos, alinhando e lutando contra o pior, e pior é essa gestão que taí.”, afirmou.
Cunha falou que não tem pressa para o fechamento da chapa, pois tem até 05 de agosto para fazer a convenção e garantiu que existem vários nomes.“Já tivemos muitas propostas e estamos o momento próprio para o grupo decidir. O importante é vencer esse governo que está ai”, concluiu.
Redação CN