A Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe divulgou nota de repúdio a um ato que segundo a Assessoria de Comunicação da Casa, classificou de total desrespeito provocado pelo cidadão João Sampaio, conhecido popularmente por João de Bino, que na tarde de quinta-feira (30) teria interrompido a sessão ordinária por volta das 14 horas, verbalizando xingamentos e difamações à todo o corpo de vereadores que compõe o Legislativo Municipal.
De acordo com a nota, João em voz alta agrediu verbalmente a todos: “Vocês são todos moleques, todos os treze vereadores são moleques, votei em você Franklin, mas você também é um moleque”, dizia enfurecido o cidadão, que não atendia aos pedidos do segurança da Casa para se retirar.
Nota
“O regimento da Câmara é muito claro, embora permita a presença da população na plateia durante as sessões, veta qualquer intervenção da mesma ao andamento dos trabalhos, e isso não é novidade para os jacuipenses, que ao longo dos anos têm dado exemplo de cidadania e civilidade.
Neste semestre buscando conferir uma melhor visão da plateia, o Presidente da Casa autorizou a retirada dos vidros que separava o povo dos legisladores. Além disso, outra ação em prol do interesse público foram as inúmeras concessões de Tribunas Livres e a retransmissão das sessões, na íntegra, pelas rádios Gazeta FM e Barreiros FM.
Sem dúvidas, estas ações geraram comodidade e mais transparência para o povo jacuipense, que precisa acompanhar o exercício de seus legisladores. Por tudo isso, de acordo com as palavras do Presidente Célio Roberto, “não deixamos a desejar, quando o assunto é abrir a Casa para a população. Portanto, (ainda palavras do Presidente) não iremos tolerar atitudes como a de hoje na sessão”.
Denúncia
Para dar conclusão a este fato, o presidente Célio Roberto e o vereador Adelson Ferreira, após o término da Sessão, em nome de toda a vereança, registraram queixa junto à Delegacia contra o ato do senhor João de Bino. Em seguida o documento foi enviado para o assessor jurídico da Câmara para que o mesmo faça o encaminhamento da denúncia à outras instâncias.
De acordo com o registro da denúncia o fato é de natureza delituosa, um crime de difamação contra todos os vereadores em exercício.
ASCOM- Câmara Municipal de Vereadores de Riachão do Jacuípe
Jornalista- Laura Ferreira