Nesta quinta-feira,14, foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia a Operação Aracuã, para cumprimento de trinta e seis mandados de busca e apreensão e vinte e oito mandados de prisões nas cidades de Senhor do Bonfim – BA, Antonio Gonçalves – BA e Petrolina – PE.
Segundo a Polícia, durante 2 anos, equipes do Serviço de Investigação SI da 19ª COORPIN, em conjunto com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, monitoraram membros dessa organização criminosa com a finalidade de desarticular e prender os envolvidos, onde atuavam no tráfico de drogas, venda e compra de armas, roubos a bancos, casas lotéricas, correios e homicídios, cuja organização é liderada por Alexandro Pereira Matias “Alex Aracuan”, José Cícero Gomes de Sá “Zezinho Aracuan”, Vanderlan José de Sá Santos e Ivanildo Gomes de Sá “Zé do Óleo” eles cultivam e vendem maconha, como também outras drogas sintéticas, crack e cocaína para localidade de Senhor do Bonfim – BA, com tentáculos nas cidades de Antonio Gonçalves – BA, Juazeiro – BA, Salvador – BA, Capim Grosso-BA, Cabrobó-PE, Belém de São Francisco/PE, Pindobaçu-BA, Campo Formoso-BA e Petrolina – PE.
Durante as investigações segundo a Policia, foram realizados alguns flagrantes delitos, após monitoramento de compra e venda de droga, por parte de membros da organização criminosa, como o Grande, João Carneiro e Adelânio, como também erradicada uma roça de maconha na cidade de Pindobaçu-BA, pertencente ao grupo, onde foi preso em flagrante delito João da Silva com 56.Kg de maconha.
Participaram da operação, em apoio aos cumprimentos dos mandados, as coordenadorias de Juazeiro – BA, Itaberaba-BA, Serrinha-BA, GATI-DEPIN, Euclides da Cunha-BA, Santo Antônio de Jesus-BA, Seabra-BA, Alagoinhas-BA e Jacobina-BA.
Foram apreendidos durante as buscas cinco carros, quatro motocicletas, um rifle cal. 22, uma pistola cal. 380, maconha, haxixe, uma balança de precisão, 13 cartuchos cal. 380 e R$ 2.103,40 em dinheiro.
Dos 28 mandados de prisão expedidos, 22 foram cumpridos e 4 pessoas autuadas em flagrante delito, pelos crimes de falsificação de identidade, tráfico de droga e posse ilegal de arma de fogo, dentre os presos está Luciano Pereira Junior, foragido por homicídio no Estado de Goiás.