Aconteceu por volta do meio dia desta quarta-feira, 27, em Riachão do Jacuípe, uma concorrida reunião promovida pelo pré-candidato a prefeito pelo PSD José Ramiro Filho, “Zé Filho”. O objetivo do encontro foi para discutir o nome de uma liderança para compor a chapa concorrendo à vaga de vice, e ao final ficou definido que o nome que será homologado em convenção no próximo domingo, 31, é o de Catarino Rios, conhecido popularmente por Catarino da Loja, filiado a Partido Progressista (PP). A convenção vai acontecer no ginásio de esportes às 15h.
Estavam presente no encontro representantes do Partido Social Democrático (PSD), Partido Progressista (PP), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido da República (PR), Partido e Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Entre as lideranças estava o atual vice-prefeito Francisco Tadeu (PT) e Gleide Márcia (PCdoB), ela que encabeçou a chapa em 2012, tendo Zé Filho como vice, mas não obtiveram êxito. Os vereadores Franklin (PCdoB), Juninho (PROS) e Adonias (PSD) também marcaram presença no encontro.
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) que a pré-candidatura de Zé Filho, com a união de todos os blocos de oposição em Riachão do Jacuípe, com o PCdoB liderado pela médica Gleide Márcia, PT sob a liderança do advogado Francisco Tadeu, vice-prefeito, o ex-prefeito Zé Raimundo, e tantos outros, será construída uma grande unidade, principalmente com o PP, que tem a liderança do vereador Marquinhos, cujo partido indicou Catarino para compor a vice-liderança com Zé Filho.
“Pra gente é uma felicidade muito grande, porque já estávamos trabalhando fortemente por essa composição. Nós sabemos que Zé Filho precisa muito dessa oportunidade para mostrar para o município, a sua vontade, o seu potencial. E agora Catarino, homem de família, cristão, que pode com certeza somar muito e eu tenho certeza que essa chapa formada para pré-candidatura que será homologada no próximo domingo(31), tem um projeto muito para transformação de Riachão do Jacuípe. O PSD está se fortalecendo em toda região, nem só no Sisal, Bacia do Jacuípe, Nordeste e a candidatura forte aqui com os partidos aliados, tem tudo para sair vitoriosa no dia 2 de outubro. Estamos preservando o nome de Zé Filho e Catarino para o pleito de 2016, afirmou o parlamentar.
Zé Filho em seu discurso contou sua trajetória política quando esteve em três mandatos de vereador no total de doze anos, sendo oito como presidente de Câmara. Disse que iniciou a carreira política nas eleições em 1988, aos 30 anos, sendo candidato e de lá pra cá foi eleito três vezes.
Ao falar sobre o pré-candidato a vice, ele disse que vários nomes surgiram, mas o de Catarino foi o que mais uniu forças e deu consenso a chapa. “É o melhor nome para seguir com a gente. Estamos na luta com a composição de nove partidos e isso mostra uma amadurecimento, carisma de todos os nossos companheiros, para que nesse momento possamos agradecer a Deus a credibilidade dos que estão conosco, mostrando ao povo que somos um projeto diferenciado, uma administração nova para as eleições de 2016 nesta cidade. Falou Zé como também é chamado
Catarino Rios tem 62 anos, disputou em 2008 uma candidatura na vice pelo DEM da atual prefeita (PDT), mas não obtiveram êxito. Segundo ele, meses atrás se reuniu para discutir sobre o município, uma alternativa diferenciada, sem nenhuma vaidade, nenhum desejo pessoal.
“Fomos afinando as relações com os partidos e fui indicado pelo grupo para ser candidato a prefeito, mas percebemos que precisávamos de apoio, porque sozinho não dá pra ganhar a eleição. Tentamos apoio, inclusive no grupo da prefeita. Ela algumas vezes demostrava apoio, caso fosse uma decisão consensual do grupo. Isso não foi possível. Zé Filho nos procurou e começamos a conversar, depois o vice-governador pediu que eu pensasse a respeito, mas eu estava resistindo, pois, tinha decidido a recuar minha candidatura. Mas fui convencido pela possibilidade de oferecer uma contribuição para uma nossa gestão em Riachão do Jacuípe. Eu e Zé Filho temos algumas divergências no campo político, mas isso é possível ser diluída e desde que você pense no lado do bem comum. As pessoas não pensam iguais, é necessário que escuta as divergências e através dela, solucionar, pensando no bem comum”, concluiu.
Em Riachão do Jacuípe está caminhando para o registro de três chapas. Uma encabeçada pelo vereador Carlos Matos (DEM) que receberá o apoio da atual prefeita Tânia Matos, outra com o ex-prefeito Lauro Falcão e está com Zé Filho.
Redação CN