Com as convenções partidárias para a escolha dos candidatos e as decisões sobre coligações, estabelecida para ocorrer entre os dias 20 de julho a 5 de agosto de 2016, diferente do último pleito eleitoral quando as convenções partidárias ocorriam entre os dias 10 e 30 de junho do ano da eleição, os partidos têm se movimentado para formarem essas coligações.
Em Pé de Serra, município localizado no território do Jacuípe, o DEM, PMDB, PSDB, PMB,SD e o PRB, partidos que fazem oposição ao governo do estado e no município, decidiu apoiar o professor do ensino médio, Antonio Joilson Carneiro Rios, filiado ao DEM, como pré-candidato a prefeito.
Segundo Antonio Joilson, as coisas estão bem encaminhadas para o grupo de oposição e seu nome já vem sendo trabalhado desde 2012 quando tentou a prefeitura e obteve 4.273 votos, correspondente a 49,05% dos votos válidos”. Ele disse que o processo da escolha do seu nome foi bem definido com todas as lideranças, vereadores, usando o método popular, faltando definir a escolha do vice-prefeito e neste sentido existem dois nomes e ainda esse semana deverá ser fechada à chapa. Os nomes do empresário Carlos Alberto Rios (PMDB) e do bancário Jobson Araújo Rios (PMB), são os mais cotados para integrar a chapa, mas ao CN, eles disseram que estão dispostos a cederem, caso apareça alguém com melhor densidade eleitoral e possa contribuir com a vitória do grupo.
Meinho, como é conhecido o empresário do ramo de cimento, entende que a melhor forma de escolha é a realização de uma pesquisa popular e caso não seja o escolhido, estará na campanha com a mesma intensidade. Jobson também tem o mesmo pensamento e acrescentou que, além dele e de Meinho, existem os nomes de Júnior de Joélcio e José Fernandes, sendo necessária a realização de uma pesquisa e o resultado será acatado por ele.
Cenário diferente de 2012
Com a morte do prefeito Hildefonso Vitório dos Santos,em dezembro do ano passado, ele que exercia o terceiro mandato, o vice-prefeito Edgar Carneiro Miranda (PP), assumiu o mandato e deve disputar a reeleição. O ex-prefeito José Carneiro Rios, mais conhecido por Zé de Durval, democrata histórico, deixou o DEM e migrou para PPS e decidiu não apoiar Antonio Joilson sob alegação que o mesmo não havia cumprido com o compromisso que a indicação do nome a vice-prefeito seria feito por ele. “Pra mim, homem que não tem palavra, não é homem”, desabafou o ex-democrata.
Zé de Durval falou que vem conversando com o grupo da situação, que sempre combateu, foi alvo de denúncias e vice-versa. “Estou ainda para decidir se apoio a situação ou se lanço um nome. Até o final do mês decido”, falou.
Ao concluir a conversa com CN, Zé de Durval falou que está decidido a não apoiar Antonio Joilson e que a situação tem lhe procurado e até abriu o diálogo para ele indicar o nome do vice.
Antonio Joilson sempre esteve filiado ao DEM, ou seja, desde do dia 13 de dezembro de 1995 e todo esse tempo caminhou politicamente ao lado de Zé de Durval, que tende a não lhe apoiar.
Redação CN