Quase todas as cidades do interior, em especial no nordeste brasileiro, os grupos políticos que caminham sob a liderança de um ‘cacique político’, recebe da população um apelido folclórico. Tem Jacú, Carcará, Jararaca, e alguns municípios o que predomina é a cor.
Em Jucuruçu, município localizado no extremo sul da Bahia, a quase 800 km de Salvador, três animais simbolizam os grupos: o tamanduá, a formiga e o tatu. Até a eleição de 2012, existia apenas o tamanduá, que representa o grupo que elegeu e vai lutar pela reeleição da prefeita Uberlândia Carmo Pereira (PSD). Ela venceu o progressista Manoel do Carmo Loyola da Paixão por 1.582 votos de frente, Uberlândia começou a trabalhar os nomes dos deputados Robério de Oliveira (PSD) e Mário Negromonte Júnior (PP), que obtiveram a maioria dos votos no pleito de 2014.
Diante do resultado, começaram a dizer que tamanduá usou suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros, surgindo o grupo das formigas que deverá ser representado pelo mineiro natural de Belo Horizonte, o vereador Ernandes Rodrigues Jardim (PSL), mais conhecido por Nande, o mais votado na eleição proporcional em 2012, quando obteve 336 votos.
No dia 28 de fevereiro deste ano, o médico Ailton Moreira Amorim, que em 2012 disputou a eleição pelo grupo da formiga como vice-prefeito de Manoel Loyola (PR) hoje filiado ao (PP), convidou o deputado Alex da Piatã (PSD) para uma reunião, onde oficializava sua mudança de partido e o recebeu em carreata em demonstração de força política. Aquele ato concretizava o grupo Tatu.
“O Doutor”, como é chamado Ailton Amorim, disse que realmente é pré-candidato prefeito pelo grupo Tatu e que os tatus de Jucuruçu estão fortes e conta hoje com o apoio de nove partidos, ou seja, PP, PR, PTC, PRP, PT, PV, SD, PTdoB e PCdoB. “Quero ser prefeito para fazer uma mudança em nossa cidade e construir um futuro melhor para a população, principalmente na área de saúde”, concluiu o Doutor.
Intitulados de “Tatuzada”, um grupo bem maior de pessoas, vestidos com as camisas estampadas com a foto do animal, recebeu no sábado (16/07), pela segunda vez, o deputado Alex da Piatã. A adolescente Inajara Ferreira Pereira foi uma das responsáveis em confeccionar as camisas e os adesivos com a marca do Tatu. Ela disse que tudo realmente começou por causa da ironia, “uma pessoa da linha de frente dos tamanduás, foi tentar censurar aquela reunião que realizamos em fevereiro, nos chamando de Tatu e agora assumimos essa marca e os tatus vai cavar, coisas boas para o município”, concluiu Inajara.
O deputado Alex da Piatã ficou entusiasmo com alegria do povo e a popularidade do “Doutor”. Considerando ter contribuído para o surgimento da família “Tatu”, o parlamentar assumiu o compromisso com a comunidade de “cavar” bons projetos para Jucuruçu que melhore a vida do povo.
Redação CN