Está aberta a partir desta terça-feira, 16, a campanha eleitoral para as eleições de 2 de outubro nas ruas e na internet. Alguns fatos históricos passam pela política de Conceição do Coité, entre eles o que mais chama atenção do núcleo eleitoral será a disputa de dois deputados estaduais pela prefeitura local. Não que Alex da Piatã (PSD) e Tom Araújo (DEM) sejam candidatos na majoritária propriamente ditos, mas, dada a interferência que ambos possuem no cenário local.
Diferente de 2012, desta vez cada bloco possui um deputado que tem poder de interferência no núcleo estadual. Alex está em campanha em prol da reeleição de Assis (PT) – um de seus principais cabos eleitorais – e de Val (PSD) – sua esposa e vice na chapa. Tom segue pela busca de votos por Vertinho (DEM) e Renato (PRB), dois ex-prefeitos que lhe sucederam, respectivamente, no comando da cidade.
De um lado o grupo da situação e do outro os opositores que tentam retornar ao poder, a campanha eleitoral deste ano começou em 2014, quando houve uma polarização de campanhas no pleito pela Assembleia Legislativa em Coité: Tom, com o apoio dos ‘vermelhos’ buscava a sua reeleição e do outro lado Alex, novato, que possuía só a experiência de vice prefeito e secretário de Saúde coiteense, e não contava com a base governista totalmente fechada em seu nome.
Contudo, o resultado foi positivo para Alex, que até então estava filiado no PMDB. Na queda de braço direta, Alex obteve 41% dos votos (15.593) e Tom contou com 35% (13.046).
Na conjuntura atual, Tom surge como o principal articulador da chapa DEM/PRB. Muito foi ventilado no início do ano que o DEM, principalmente o prefeito ACM Neto (DEM), queria lançá-lo na disputa, porém, o fato não se concretizou. O deputado, que é secretário estadual do partido, pavimentou o retorno de Vertinho as urnas com o entendimento de Renato (PRB), que era o candidato natural do grupo. Agora tenta reconstruir o retorno do grupo a prefeitura, mesma cadeira que já sentou entre 2001 e 2004.
Já Alex, teve papel crucial na vitória de Assis em 2012 quando somou aquilo que foi o resultado do pleito de 2008. Detentor natural da vaga de vice, indicou a sua esposa, presidente do PSD Mulher, Val para compor a chapa. O político contou com o aval do senador Otto Alencar (PSD) e com o entendimento dos articuladores do governador Rui Costa (PT).
Agora, com o início da campanha eleitoral, ambos deverão se movimentar ainda mais para conseguirem emplacar suas chapas até outubro, mês no qual a população vai para as urnas escolher o futuro prefeito de Coité e os 15 vereadores.
Redação CN