A Polícia Federal de Goiás deflagrou na manhã desta quarta-feira (24) a Operação Decantação e cumpre 67 mandados de busca e apreensão na sede do PSDB em Goiânia e em empresas envolvidas no esquema. O PSDB é o partido do governador do estado, Marconi Perillo.
A investigação desarticula uma quadrilha responsável por desviar R$ 4,5 milhões em recursos federais por meio da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago). Os recursos eram do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica, e eram destinados ao pagamento de dívidas políticas, segundo o G1. Estão sendo cumpridos 120 mandados judiciais em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Formosa e Itumbiara, todas em Goiás, e em São Paulo e Florianópolis (SC).
Além da busca e apreensão, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 21 de condução coercitiva. Os investigados devem responder por peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e fraudes em processos licitatórios. Oito servidores devem ser afastados da função pública e deve ser proibida a comunicação entre nove envolvidos.
G1bahia