O agricultor e líder cooperativista Robson da Silva Sena (PT), 46 anos, candidato a prefeito em Santaluz pela coligação PT, PHS e PCdoB, é uma das três opções para escolha do eleitorado luzense para governar o município a partir de 1º de janeiro de 2017. O sindicalista falou ao CN que seu nome foi lançado como uma terceira via no processo eleitoral deste ano, repetindo a experiência de 2012, quando o PT juntamente ao PV e PSB lançou o também sindicalista José Hamilton da Silva, como candidato a prefeito, obtendo 537 votos, ou seja, 2,36% dos votos válidos.
Diretor licenciado da Cooperativa de Crédito Ascoob Itapicuru, Robson forma chapa com a diretora sindical Ana Maria Ferreira dos Santos (PT) e a coligação proporcional lançou 12 candidatos a vereadores, sendo seis pelo PT, três PHS e três PCdoB. Sempre militando na área política, em especial nos movimentos sociais, essa será a primeira vez que Sena irá disputar uma eleição.
O petista falou sobre a escolha da vice, para ele a presença de Ana Maria representa as mulheres, principalmente nos grupos de produção, uma marca do movimento de mulheres e “Ana sempre esteve presente e esse trabalho vem melhorando a vida das famílias”, falou Robson Sena.
Ele justificou que a chapa foi formada, conforme linguagem na política, “sangue puro”, pois, a vaga foi oferecida aos partidos PHS e PCdoB, mas não quiseram apresentar nomes.
Um dos nomes cotados para vice-prefeito, José Paulo Crisóstomo Ferreira, primeiro presidente da UNICAFES, que deixou o PT, partido que sempre militou e migrou para o PCdoB, falou ao CN que sua intensão era ser candidato a prefeito pelo PCdoB, inclusive, era também um desejo do diretório estatual, mas que faz parte de um projeto de sociedade e Robson sempre esteve junto, que na luta em defesa da agricultura familiar, cooperativas de créditos ou na política, “diante disse optei por Robson e devo continuar colaborando com o desenvolvimento das cooperativas”, concluiu.
Mais duas chapas disputam a Prefeitura de Santaluz. O ex-prefeito Joelcio Martins, depois de exercer seu último mandato com chefe do executivo no período 2000/2004 e tentar emplacar seu filho Joelcinho por duas vezes, quer voltar ao poder com o empresário Marcelo Costa dos Santos como vice-prefeito, formando uma chapa, também puro sangue, ambos são do PMDB.
O ex-prefeito Joselito Júnior, está apoiando sua esposa Maria Quitéria Carneiro Araújo (PSD), para prefeita e Márcio Evangelista de Oliveira (PP), como vice-prefeito.