As eleições de 2 de outubro no Município de Santaluz este ano deixará de ser considerada “BA-VI” quando ocorre a polarização dos dois principais partidos políticos liderados pelo ex-prefeito e ex-deputado Joélcio Martins (PMDB) e o ex-prefeito Joselito Junior (PSD) popularmente conhecido por Júnior do Max.
Joélcio Martins governou o município por três mandatos, mas sofreu derrota nos três últimos pleitos, uma com ele próprio quando perdeu para Junior e duas com seu filho Joelcinho, derrotado por Junior e também pelo atual prefeito Zenon Nunes Filho “Zenonzinho” PSD, que segundo fontes, talvez por não ter conseguido realizar uma administração convincente não vai concorrer a eleição e abriu mão da candidatura deixando a cargo de Júnior do Max para escolher o nome que será votado.
Inicialmente os correligionários colocaram o próprio Junior como possível candidato, pois sua popularidade para muitos o apontavam como favoritíssimo para vencer as eleições, mas segundo informações, o mesmo responde processo na justiça por irregularidades no tempo que governou o município, e, para não correr riscos de ter a candidatura impugnada, indicou a esposa e ex-secretária de Assistência Social Quitéria Araújo, que pela primeira vez concorrerá a cargo político. O empresário Marcio Oliveira, conhecido por Marcinho diretor-sócio da Construtora Lagoa Nova – CLN, ele que preside o Partido Progressista (PP) no município, também concorrendo pela primeira vez a um cargo eletivo foi indicado na chapa governista candidato a vice. A convenção que homologou os nomes de Quitéria e Marcinho aconteceu na noite de sexta-feira, 05.
Há 12 anos fora do poder, Joélcio Martins tenta o quarto mandato.Na ultima sexta-feira, ele reuniu amigos, correligionários, militantes e filiados do PMDB, PRB, PPS,PV, PSB e DEM no Sagitários Clube e homologou a chapa “sangue puro”, tendo o empresário Marcelo Costa dos Santos, ‘Marcelo filho de Dida vereador’, como candidato a vice-prefeito. A última vitória de Joélcio sobre Junior foi na eleição de 2000.
A definição dos nomes dos candidatos ligados aos grupos tradicionais só aconteceu mesmo no “apagar das luzes”, diferente do Partido dos Trabalhadores que indicou o líder cooperativista Robson Sena, cerca de 30 dias antes, e o mesmo vinha realizando reuniões de pré-campanha, e hoje aparece como uma terceira via para ser apreciado pelo eleitor luzense.
A convenção do PT aconteceu no Sisal Clube na manhã de sexta-feira tendo Robson Sena na cabeça de chapa e a sindicalista Ana Maria na vice. O PT fará coligação com o PCdoB e PHS e lançará candidatos a vereador pelo três partidos
Vale lembrar que em 2004 o PT também lançou o sindicalista Zé Hamilton candidato a prefeito e ficou em terceiro lugar.Em 2008 Zé Hamilton foi candidato a vice de Joelcinho e perderam o confronto para Junior.
Redação CN