Sonhamos com um país próspero, democrático, sustentável, sem corrupção, sem violência, discriminação, mentiras e com direitos iguais para todos. Somente com a participação cidadã é possível a realização desse sonho. Essa participação democrática começa no município.
As eleições deste ano são municipais. Elas são importantes e merecem atenção redobrada. A efetiva superação das enormes desigualdades sócias de nosso país depende principalmente de políticas públicas de nível nacional, mas a pirâmide do poder político está apoiada na base que é constituída por prefeitos e vereadores. Portanto, precisamos reconstruir uma base sadia para essa pirâmide elegendo prefeitos e vereadores comprometidos com as necessidades concretas da realidade local.
Se quisermos , portanto, transformar o Brasil, comecemos por transformar os municípios. As eleições municipais são um dos caminhos para atingirmos essa meta porque tem uma atração e uma força próprias pela proximidade dos candidatos com os eleitores. Se, por um lado, isso desperta mais interesse e facilita as relações, por outro, pode lembrar práticas condenáveis como a compra e venda de votos, a divisão de famílias e de comunidades.
Não vote em candidato desonesto. Honestidade é condição básica da convivência humana. O desonesto faz sucesso a custa de praticar injustiças. Não vote em candidato corrupto. Essa iniqüidade tem sido a causa maior da falta de escolas, hospitais, moradias, empregos, saneamento básico e segurança pública.
Vote em candidato capaz de discernir que na origem do poder está o povo. Por isso, compromete-se permanecer sintonizado com ele, até mais do que com o próprio partido. Vote em candidato que nunca fale de cima para baixo, e procure, antes, ouvir muito. Vote em candidato que, depois de eleito, jamais diga: “tenho mandato para falar em nome do povo, não necessito mas ouvi-lo”. Vote em candidato que procure criar formas mais eficazes de participação do povo no exercício e no controle do poder.
Vamos pedir a Deus que nossas comunidades se organizem e tornem as eleições municipais ocasião de fortalecimento da democracia que deve ser cada vez mais participativa. Nosso horizonte seja sempre a construção do bem comum de nosso município e o de nosso país.
+ Itamar Vian
Arcebispo Emérito