Um jovem fisiculturista de 23 anos morreu na última terça-feira (27) no hospital São Lucas, em Taubaté (SP). De acordo com o cardiologista que atendeu o paciente, a suspeita é que ele tenha feito uso excessivo de anabolizantes. Após o óbito, o médico postou um desabafo nas redes sociais. (veja abaixo)
De acordo com o o médico Marco Calcada, Mateus Ferraz deu entrada no hospital às 23h desta seguda-feira (26) com falta de ar. “Ele não conseguia falar, a namorada disse que ele tinha usado anabolizante acima do recomendado e, depois, a mãe dele chegou falando a mesma coisa. O coração estava inchado, ele não tinha antecedentes de doença cardíaca, não é uma coisa comum. No entanto só uma necrópsia pode confirmar a causa do óbito”, afirmou em entrevista ao G1.
O tipo de anabolizante usado e se o uso atendia uma recomendação médica não foram informados pela família ao médico.
Segundo o IML, o hospital atestou apenas que a morte foi causada por insufiência respiratória. A família do jovem foi procurada pela reportagem, mas não quis se manifestar sobre o assunto.
Alerta
Abalado com a morte, o médico fez uma postagem no seu Facebook que viralizou. Em cerca de duas horas foram mais de 400 curtidas e aproximadamente 180 compartilhamentos.
Na postagem o médico disse: “Hoje o dia foi de tristeza e derrota. O uso abusivo de anabolizantes ceifaram mais uma vida, 23 anos. Uma montanha de músculos sucumbiu sem retorno. Agora resta uma mãe desesperada, uma família destinada, uma namorada sem chão, amigos sem o amigo e nós da UTI que lutamos até o último segundo para resgatar aquela vida. Todos perdemos. Que sirva de testemunho para tantos outros que usam anabolizantes indiscriminadamente. Desgraça não acontece só com os outros”, diz o texto postado pelo profissional.
O hospital São Lucas foi procurado e confirmou que o médico realizou o atendimento após ter sido solicitado pelo plantonista. No entanto, não quis dar detalhes sobre o atendimento.
Competição
O jovem era fisiculturista e participava de campeonatos nacionais e internacionais. Ele foi campeão no Campeonado Paulista de Musculação e Campeão Brasileiro de Musculação em 2016.
A dona da academia onde ele treinava disse que ele era dedicado e treinava com frequência no local. Ela disse que fazia tratamento rigoroso com alimentação, mas disse desconhecer que ele fazia o uso de anabolizante.
“Desconheço, até porque ele acabou de se formar em direito e sabe muito sobre os riscos. Ele era o nosso ‘xodó’, a namorada contou que ele estava com uma tosse muito forte, foi para o hospital ontem e não conseguia respirar. Suspeitávamos de pneumonia”, contou Rosane Guimarães.
Em 20 anos de carreira, o médico conta que só atendeu três casos de uso excessivo de anabolizante. “É difícil acontecer, mas quando acontece é muito grave, como o caso de hoje. Postei nas redes sociais como alerta de como é perigoso, ainda mais se misturado com remédios e é uma coisa que acontece. É uma vida de um jovem perdida”, completou.
A Polícia Civil foi procurada pelo G1, mas até a publicação desta reportagem não informou se vai investigar o caso. O corpo do jovem estava no IML até a última atualização desta reportagem e não havia informação sobre velório e enterro.
G1.com