Quase um mês após a conclusão do processo de impeachment, que levou à cassação do mandado da ex-presidente Dilma Rousseff, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski afirmou na última segunda-feira (26) que o impeachment de Dilma foi um “tropeço na democracia” do Brasil.
De acordo com o Folha de S. Paulo, a afirmação foi publicada na revista Carta Capital. Segundo a publicação, Lewandowski opinou sobre o processo de impedimento em uma aula, na Faculdade de Direito da Usp, onde é professor titular.
Para o ministro, o impeachment “encerra novamente um ciclo daqueles aos quais eu me referi. A cada 25, 30 anos, nós temos um tropeço na nossa democracia”. Ele ainda avaliou que o modelo do presidencialismo de coalizão, com a existência de vários partidos políticos e a falta de participação popular, como elementos que levaram à cassação do mandato de Dilma.
Além do processo de impeachment, Lewandowski criticou a reforma curricular do Ensino Médio apresentada na última semana. Para ele, as leis deveriam entrar em vigor após consultas populares.
Correio24H