Entre os partidos que participaram pela primeira vez do processo eleitoral municipal e com apenas três anos de fundado, o Solidariedade foi à legenda de maior destaque em nível nacional, tendo conquistado 62 prefeitos, 133 vices, além de 1.403 vereadores, segundo dados divulgados no site G1. Na Bahia, a legenda obteve 226 mil votos para vereador, elegendo 90 candidatos, ao cargo de prefeito elegeu em Ubaíra, município localizado no Vale do Jiquiriçá, Fred Muniz Barreto Andrade, e ao cargo de vice elegeu em Dom Macedo Costa (Senhorzinho), Mascote (Cândido), Nova Fátima (Assis), Santa Terezinha (Alex Sandro – Lenga), São Domingos (Fabinho) e São Miguel das Matas Val Big da Saúde.
Esses resultados eleitorais deixaram o presidente estadual do partido, Luciano Araújo muito satisfeito e encorajado para continuar a luta de fortalecimento do partido e alcançar os 417 municípios do estado até 2018, quando acontecerão as eleições para presidente, senador, governador, deputado federal e estadual. Na eleição do último dia 02 o partido participou do processo eleitoral em 250 municípios no estado. Araújo pretende sair candidato a deputado federal e lançar o máximo de candidatos a deputados, tanto federal como estadual. “No momento não pretendemos coligar com nenhum partido. Mas vamos ver o que vai acontecer”, falou o presidente.
As principais bases eleitorais de Luciano ficam nos territórios do sisal e Jacuípe, o partido está presente em 08, dos 20 do sisal e em 09 dos 14 municípios do território do Jacuípe. A legenda obteve 12.747 votos no território do sisal e 07 vereadores, sendo Ivaldo Araújo, atual presidente da Câmara de vereadores de Conceição do Coité (1.063 votos), Cesar Rios (Valente – 762 votos), Jonas Trindade (Itiúba – 1.095 votos), Pedro Almeida (Monte Santo – 965 votos), Ernesto Santana (Monte Santo – 815 votos), Sargento Jean (Serrinha – 769 votos) e Laedson Santiago (Serrinha – 679 votos).
Nos 14 municípios do território do Jacuípe, o SD reelegeu em Nova Fátima José de Assis de Oliveira Porto, mais conhecido por Assis Porto, que foi eleito em 2012 vice-prefeito de Amado Moreira da Cunha (PR) e migrou para o SD e compôs a chapa com o progressista Adriano Pereira (PR), vencendo o pleito com 50,95% dos votos válidos. Presente em 09 municípios, o SD obteve 5.203 votos e elegeu Beto de Eny, o mais votado em Riachão do Jacuípe (1.119 votos) e Saulo Rios, também o mais votado em Nova Fátima. Zé Herculano foi o segundo mais votado em São José do Jacuípe (459 votos) e Joao Humberto Felix de Souza Junior, conhecido por Joaozinho de Dalva, vereador eleito pelo município de Nova Fátima em 2012 pelo PR, partido onde está filiado o prefeito Amado Cunha e migrou para o SD, entretanto não acompanhou a orientação da legenda e fez uma campanha “sem palanque” e conseguiu 428 votos, ficando na quinta posição dentre os eleitos.
“Nos preocupamos nesta eleição em levar o partido a maior quantidade de municípios possível, afinal estávamos nos preparando para nossa primeira eleição municipal e o objetivo foi alcançado. Agora, até o final do ano, vamos centrar nossa força nestes dois territórios onde conhecemos muito bem, e de janeiro em diante ajudar nos mandatos dos vereadores e conquistar mais prefeitos para chegarmos forte em 2018”, afirmou Luciano Araújo.
Grande Destaque foi em Presidente Tancredo Neves
Município localizado no território do Baixo Sul foi o destaque nesta eleição e conseguiu eleger quatro vereadores, ou seja, Marivaldo José dos Santos, o segundo mais votado entre os eleitos com 866 votos e Sandra Barreto, a terceira com 737 votos, Fábio dos Santos, mais conhecido com Bidola Mecânico, em quinto lugar com 473 votos e Francisco Celestino (Xiola), o penúltimo com 473 votos.
O SD lançou em Presidente Tancredo Neves 20 candidatos a vereador e juntos obtiveram 5.203 votos. Na avaliação de Luciano, o SD saiu bem em Salvador onde obteve 79.409 votos e conseguiu reeleger o vereador Geraldo Junior. Em Feira de Santana, obteve 12.761 votos, Itabuna (4.092), Alagoinhas (2.352).
O SD apresentou para candidato prefeito em Juazeiro Joseph Bandeira, ex-petista e obteve 43.734 votos, ficando em segundo lugar com 1% atrás de Paulo Bonfim, vencedor do pleito. Segundo Luciano Araújo, sua filiação foi no “apagar das luzes” do prazo para filiação e apresentou apenas uma candidata a vereadora, mas, assim mesmo obteve 1.797 votos de legenda. “O crescimento foi muito bom”, concluiu.
O presidente nacional do SD, deputado federal Paulinho da Força, as eleições municipais serviram como termômetro para avaliar onde de fato o partido cresceu e quais os estados ainda precisam ser melhorado para atingir a meta em 2018, que é eleger 7% das cadeiras da Câmara dos Deputados.
Observação importante
Na Bahia, o Solidariedade está presente em 300 municípios, mas 50 deles não apesentaram candidatos. Além do Solidariedade, outros cincos partidos (Pros, PEN, Rede, PMB e Novo) concorreram pela primeira vez às eleições municipais deste ano e juntos elegeram 137 prefeitos e 3.289 vereadores.
Redação CN