Ao som dos tambores da banda de percussão feminina Didá, dezenas de pessoas participaram da Sessão Especial Outubro Rosa, que celebra o mês da luta mundial contra o câncer de mama, na manhã de quarta-feira (26). Proposta pela Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o evento, que aconteceu no Plenário do Palácio Luís Eduardo Magalhães, abordou o tema “Um gesto de amor à vida! Unidas contra o câncer de mama”, e contou com a participação de integrantes da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), e do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec).
De acordo com a deputada estadual Fátima Nunes (PT), o tema além de ser importantíssimo para discussão, deve ser de conhecimento de toda sociedade e estudado por especialistas da alimentação. “Antigamente, na comunidade do Sabão, onde morava, ouvíamos raramente em casos de câncer, onde o paciente era trazido para a capital e tratado. Hoje, a situação mudou, são muitas pessoas, filas longas na porta dos hospitais. Já presenciei muitos casos, vivenciei a realidade das pessoas que têm câncer de mama”, declarou. “Escuto muito os cientistas, os nutricionistas falarem da alimentação. Queria propor para reunirmos grupos de estudiosos da alimentação, tratarmos desse tema e juntos encontramos formas para prevenir a doença, pois com a prevenção encontremos formas de diminuir as dores da cura”, pontuou a petista.
Presidida pela deputada Fabíola Mansur (PSB), a sessão contou com a presença das deputadas Ivana Bastos (PSD), Maria del Carmen (PT), Ângela Sousa (PSD); do deputado Bira Corôa (PT)da secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana; do assessor de Relações Governamentais da FEMAMA, Thiago Turbay; do promotor de Justiça, Rogério Queiroz; da oncologista, Vanessa Bertoni; da diretora da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde (Sesab), Maria Alcina Bulhosa; do superintendente do Hospital Aristides Maltês, Humberto Souza; da diretora do Naspec, Romilda Medrado; Valquíria Martins, paciente que em depoimento contou a realidade do acesso ao tratamento e câncer de mama avançado no SUS; além de lideranças, convidados e a comunidade.
“O câncer de mama é o terceiro que mais mata na Bahia. Quanto menos acesso à informação, mais mortes. Precisamos debater e combater esta doença que tanto atinge as mulheres do nosso Estado”, concluiu Nunes.
Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT)