O horário de nascimento fez com que a candidata a vereadora Valéria (PP), de Piraju (SP), garantisse uma vaga à frente na lista de suplentes, já que teve o mesmo número de votos (46) que o candidato Paulo Henrique (PSDB) e nasceu no mesmo dia, 11 de fevereiro de 1970. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), esta foi a primeira vez que a coincidência foi registrada no Estado de São Paulo.
De acordo com o artigo 110 da Lei Nº 4.737, que institui o Código Eleitoral, em caso de empate de votos o mais velho vence. Como os candidatos nasceram no mesmo dia, a Justiça usou o horário de nascimento para determinar quem é o mais velho e ficar à frente na ordem de suplentes, já que eles pertencem à mesma coligação. Como Valéria nasceu às 8h e Paulo, 20h, ela foi quem ficou uma posição à frente de Paulo, na 76ª posição. Os dois só assumiriam a cadeira no Legislativo caso mais de 70 vereadores não pudessem assumir um lugar vago.
Para Valéria, a situação é inusitada e chamou a atenção dos moradores da cidade, que tem 29,6 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). “Está todo mundo comentando sobre o que aconteceu. Eu nunca pensei que nascer de manhã pudesse fazer a diferença numa hora dessas. Confesso que minha ficha não caiu ontem. Só hoje que caiu e realmente percebi que tinha acontecido isso”, afirma.
Segundo a candidata, a situação é muito inusitada e incomum. “No dia da eleição acompanhava a apuração pelo meu celular, mas quando foi por volta das 19h saí para missa. Quando voltei para casa e liguei meu celular descobri um monte de ligações perdidas. Então soube que precisava ir ao cartório eleitoral, mas não sabia o motivo. Lá a juíza eleitoral explicou eu tive a mesma quantia de votos que o Paulo e que nossa data de nascimento era a mesma. Ela pediu a certidão de nascimento, o que não tinha no momento. Mas na tarde de segunda-feira (3) eu consegui a segunda via da certidão de nascimento no cartório e levei para o cartório eleitoral. Acabei conhecendo o Paulo durante a campanha, mas nunca pensei que ele pudesse ter nascido no mesmo dia que eu. Foi uma situação muito incomum”, diz.
Paulo também levou o documento na tarde de segunda-feira e afirma que ficou surpreso com a situação.“Nunca imaginei que isso pudesse acontecer. Conheci a Valéria durante a campanha, mas nem pude imaginar que ela nasceu no mesmo dia que eu. Coincidência também foi a gente ter tido o mesmo número de votos”, conclui.
Supondo que as coincidências continuassem e Paulo e Valéria nascessem na mesma hora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ao G1 não haver previsão na lei e que, neste caso, caberia ao juiz responsável decidir qual critério adotar.
Paulo e Valéria nunca exerceram cargo público e foram candidatos durante as eleições pela primeira vez. Valéria tem 46 anos, duas filhas, é casada e está desempregada. Paulo, também de 46 anos, é casado, tem quatro filhos e é locutor de rádio. Paulo nasceu em Piraju, enquanto Valéria, que tem uma irmã gêmea, nasceu em Campinas(SP). “Fui adotada quando bebê e vivo desde os 9 meses de idade aqui em Piraju”, diz ela.
Os dois disputaram eleições pela coligação “Reconstruindo Piraju” com os partidos PP, PSDB e PR. O candidato a prefeito foi Carlinhos Pneus (PR), que ficou em terceiro lugar com 3.861 votos (27,83%).
Piraju fica a aproximadamente 330 quilômetros da capital paulista e tem 23,4 mil eleitores, de acordo com o TSE. O vereador mais votado foi Leonardo Tonon (PSB) com 580.
Confira a lista de vereadores:
1 – Leonardo Tonon (PSB): 580 votos
2 – Valberto Zanatta (PSDB): 486 votos
3 – Denilton da Farmácia (PP): 451 votos
4 – Dr. Antônio Delegado (PMDB): 448 votos
5 – Luciano do Ônibus (SD): 429 votos
6 – Jose Carlos Nunes da Miloca (SD): 411 votos
7 – Donizeti do Transporte (PMDB): 376 votos
8 – Brandini do Gás (PV): 330 votos
9 – Erico (PSC): 294 votos
10 – Gina (PP): 264 votos
11 – Reginaldo Piruá (PSC): 221 votos
…
76 – Valeria (PP): 46 votos
77 – Paulo Henrique (PSDB): 46 votos
G1.com