Frustração, revolta, tristeza, decepção. Foram muitos os sentimentos do torcedor tricolor no final de semana. O Bahia só dependia dele para entrar no G4, mas empatou em 1×1 com o Oeste, sábado, em Barueri-SP. O tropeço custou caro e fez o time cair uma posição na tabela. Com 50 pontos, é 6º colocado na Série B.
Se os números às vezes desanimam, eles também mantêm a esperança. De acordo com o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estuda as probabilidades no futebol, o Bahia tem 24,1% de chance de voltar à Série A. O tricolor tem, inclusive, nova chance de entrar no G4 já na próxima rodada, mas não depende apenas dele.
Para isso, precisa vencer o Ceará, sábado (29), às 16h, na Fonte Nova, e torcer por tropeços de Londrina e Náutico. Os dois jogam um dia antes. A equipe paranaense visita o Criciúma, e a pernambucana recebe o líder Atlético-GO.
Essa é a pontuação 100% segura, mas os matemáticos indicam que 63 pontos dão 95% de chance de subir. Para isso, será necessário vencer quatro jogos e empatar um. Com 64 pontos, a chance é de 99%.
As temporadas passadas trazem exemplos de times que reagiram nas últimas seis rodadas e comemoraram o acesso. Em 2013, o Figueirense conquistou 14 pontos entre a 33ª e a 38ª rodadas e saltou do 10º para o 4º lugar.
No ano passado, o Santa Cruz ocupava a mesma posição do Bahia agora (6º) e ainda tinha um ponto a menos. Venceu os seis últimos jogos e subiu festejando o vice-campeonato, com 67 pontos.
Informações e arte do Correio24horas