O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), em seu pronunciamento na manhã deste sábado (05), no ato de entrega da viatura 0 km ao Pelotão da PM de São Domingos, defendeu a ideia de fusão das policias Militar e Civil, criando um comando único, ou seja, uma parte dos policiais ficaria na investigação e a outra uniformizada fazendo policiamento ostensivo.
O parlamentar falou ao CN que tramita no Senado Federal um projeto de emenda à constituição que prevê a fusão, mas essa discussão deve ser ampliada, pois, a Polícia Civil, que tem a finalidade de atuar na repressão e na investigação de crimes e a Polícia Militar, na prevenção da criminalidade e na preservação da ordem pública, são ligadas aos governos estaduais, mas com missões diferentes.
Sobre a entrega da viatura, o Social Democrata lembrou que faz parte de mais uma ação do governo Rui Costa e visa o apoiar e o estimular às forças de segurança do Estado, para a otimização do exercício de suas funções. “São veículos com mais força para a atividade policial e eles terão melhores condições de trabalho para garantir a segurança dos cidadãos” afirmou.
A viatura S10 LTZ 2.5 flex, cabine dupla 4×4 com câmbio manual de seis marchas, com capacidade de transportar com folga uma guarnição tipo C, ou seja, com 04 policiais, facilitando descer de forma rápida e com espaço amplo para transportar até cinco presos de uma vez, equipado com rádios, facilitado à comunicação.
A PM de São Domingos está vinculado a 5ª Companhia PM de Santaluz do 16º Batalhão de Serrinha, e foi a última cidade a receber o veículo. O batalhão composto por 14 municípios conta hoje com 28 viaturas e quatro motocicletas.
O comandante da 5ª Cia, capitão Evódio Oliveira, lembrou que a cada momento aumenta as demandas de trabalhos e são renovadas a cada dois anos e algumas delas chega a rodar 140 mil km neste período. Essas viaturas são locadas e sempre que há necessidade é feita a manutenção ou substituição.
Redação CN