O candidato eleito prefeito do município de Tucano para o quadriênio 2017-2020, Luiz Sérgio Soares de Souza Santos, falou durante o ato de diplomação no inicio da noite de quinta-feira, dia 15, que deverá convocar os vereadores para uma sessão extraordinária no dia 02 de janeiro, para que possam aprovar uma série de medidas, necessárias e urgentes, para poder administrar com segurança, pois, segundo Dr. Sérgio, como é conhecido, o município vive um caos administrativo e para complicar, vem tendo dificuldade de realizar a transição. Dentre os projetos que irá encaminhar aos vereadores, está o pedido de autorização para assinar decretos, contratar serviços emergenciais. “Nós precisamos tomar medidas duras e necessárias logo nos dias 02 e 03 do próximo ano”, adiantou o próximo prefeito de Tucano.
Ele disse que os primeiros 100 dias são para identificar os problemas e buscar as soluções. “Iremos fazer logo na primeira semana de gestão a logística para o recadastramento de todos os funcionários, pois, queremos saber quem realmente está trabalhando e onde”, garantiu.
Sérgio Soares disse também que não irá aceitar qualquer tipo de desvio funcional e verificar todas as licenças por motivo de saúde através de uma junta médica para saber da legalidade. “Não vou abrir mão do que é certo, afinal estudei direito, sou advogado há 38 anos. O povo pode ter certeza, será um governo transparente” garantiu o Social Democrata. Mesmo sem tomar posse e sem receber as informações da equipe de transição, ele já está visitando os órgãos do estado para tomar conhecimento da situação do município e resolver logo nos primeiros dias para que não atrapalhem firmar convênios e a comunidade fique no prejuízo.
Acompanhado do deputado estadual Alex da Piatã (PSD), Sérgio Soares esteve com Rogério Cedraz, presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para saber do débito que a Prefeitura tem com aquela empresa e ficou da mesma apresentar o relatório na próxima semana.
Com a mesma finalidade, os sociais democratas foram ao superintendente do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Carlos Henrique Martins, para saber as pendencia existem que impediram a instalação do Ponto Cidadão. Ele garantiu que a prefeitura fará todo esforço para que este serviço seja instalado, inclusive ofereceu um imóvel no centro da cidade de Tucano.
Eleito com 54,24% dos votos válidos, o que corresponde 15.055 votos, Sérgio Soares obteve um frente de 3.202 votos para seu principal concorrente, Igor Nunes (PT), que tentou a reeleição.
Oito vereadores, Ronaldo Moura Dantas (Ronaldo Moto Taxi – PRB), José Marcos Araújo Cavalcante (Marcos do Raio X – PTB), Jorge Costa Seixas (Seixas – PSD), Ademilton Santana de Miranda (Adé – PV), Gervásio Andrade de Moura (Penena – PSD), Rodrigo Cavalcante dos Reis (Rodrigo – PPS), Carlos Alberto de Santana Farias (Carlinho do Mestre Velho – PSDB) e a vereadora Luciene Anicácio de Jesus (Branca – PSB) foram eleitos pelas coligações que apoiaram a chapa majoritária formada pelo PSD e PMDB).
O próximo prefeito de Tucano acredita que não terá dificuldade para aprovar seus projetos, pois, segundo ele os vereadores são comprometidos com o município e sabe da necessidade destas medidas, mesmo que impopulares e esse desejo de desenvolver o município, fez com que outros três eleitos pela oposição lhe declarasse apoio.
Dos três vereadores, o CN conversou com Romilson do Carmo Oliveira, eleito pelo PROS, partido que esteve coligado com aos que apoiaram Igor Moreira Nunes na disputa para reeleição, e, segundo ele, aderiu à bancada da situação, pois em 2012 caminharam juntos na campanha de Ronaldo Ramos de Macedo (Nadinho – PR) e sabe das suas intensões em transformar o município, dai sua decisão.
Nadinho, eleito vereador pelo mesmo partido que disputou a Prefeitura em 2012, disse que foi procurado por Dr. Sérgio antes do pleito eleitoral, mas não foi possível subir no mesmo palanque, pois havia apalavrado com o prefeito Igor Nunes, porém deixou certo, se eleito fosse, prontamente iria ajudá-lo.
Há conversas nos bastidores da política de Tucano que o terceiro vereador a aderir, seria o experiente Belmiro Ferreira da Silva (PR). Enquanto o CN ouvia Nadinho e Romilson, Belmiro saiu do ambiente sem conversar com a imprensa sobre o fato, se irá mesmo para bancada da situação.
Além dos vereadores citados, foram diplomados os vereadores Jorge Luiz Moura Nunes (Jorjão do Tracupá – PTdoB), Maria Conceição de Roma Santana Dantas (Conceição do Arilton – PSL), Hélcio Reis de Santana (Hélcio da Pequena – PHS) e Florisval Araújo da Silva Neto (Neto de Herlon – PT), integrantes da bancada de oposição e o vice-prefeito Carlos Alberto da Silva (Maicon do Rubinho – PMDB).
O ato de diplomação dos eleitos em Tucano foi coordenado pelo juiz eleitoral da 80ª zona eleitoral, Paulo Ramalho Pessoa de Andrade Calmon Neto e fizeram parte da mesa os deputados Alex da Piatã (PSD) e Luciano Simões Filho (PMDB), representando os partidos que fazem parte da chapa majoritária eleita em 02 de outubro.
Ouça a reportagem com Vilmara de Assis
Redação CN – Fotos: Teones Araújo