A Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa ao tomar conhecimento de uma reportagem publicada no Calila Noticias com uma denuncia do vereador Lomanto Queiroz apresentando fotos com água em vasilhame apresentando cor e cheiro que fogem o padrão de água para abastecer as famílias, a assessoria de comunicação da estatal encaminhou nota a redação do CN informando que já houve descarte da água.
Veja a nota
Em atenção à reportagem publicada no site Calila Notícias em 20/12/16, intitulada “Valente: vereador diz que vai acionar o MP/BA contra a EMBASA, por fornecer água imprópria para o consumo humano”, informamos que a água tratada para fornecimento ao município de Valente e demais do entorno está com o padrão de cor e odor normalizados desde o dia 12/12/16, após intervenções da Embasa para solucionar as alterações provocadas pelo aumento da quantidade de algas e dos níveis de matéria orgânica na água das barragens de Pedras Altas e São José do Jacuípe. A água recebida após esta data ainda apresentando cor e odor trata-se de água que estava acumulada nas redes de abastecimento e já foi devidamente descartada.
A Embasa orienta que os moradores façam o descarte da água armazenada nos reservatórios domiciliares, substituindo pela água que está sendo distribuída atualmente. Caso seja registrado aumento no valor da conta de água decorrente deste descarte, as mesmas poderão ser refaturadas, bastando que, para isso, os proprietários dos imóveis dirijam-se à loja de atendimento da Embasa solicitando a revisão da fatura.