Após intervenções da Embasa no processo de tratamento, a água fornecida aos municípios atendidos pelo Sistema Integrado de Abastecimento do Sisal voltou a apresentar o padrão de cor e odor estabelecidos pela legislação. A alteração registrada recentemente foi provocada pelo aumento excessivo da quantidade de algas e a elevação dos níveis de matéria orgânica na água das barragens de Pedras Altas e São José do Jacuípe. Tais fatos estão relacionados com a falta de chuvas e as elevadas temperaturas da região.
Mesmo que o padrão bacteriológico da água distribuída tenha permanecido inalterado ao longo dos últimos dias, não oferecendo riscos à saúde da população, a Embasa orienta que os moradores façam o descarte da água eventualmente armazenada nos reservatórios domiciliares, substituindo pela água que está sendo distribuída atualmente.
Caso seja registrado aumento no valor da conta de água decorrente deste descarte, as mesmas poderão ser refaturadas, bastando que, para isso, os proprietários dos imóveis dirijam-se à loja de atendimento da Embasa em seu município, solicitando a revisão da fatura.
Municípios afetados: Riachão do Jacuípe, Ichu, Candeal, Nova Fátima, Valente, São Domingos, Gavião, Pintadas e Capela do Alto Alegre.
Assessoria de Comunicação da Embasa