O prefeito de Retirolândia, André Araújo Martins dos Santos (DEM), ao falar sobre os quatro anos de gestão à frente do município, disse que deixa o governo orgulhoso e bem diferente do quem encontrou, apesar de não conseguir se reeleger.
Filho do líder político e prefeito por três mandatos, Adevaldo Martins dos Santos, sobrinho de Adelidio Martins, que também governou o município por três vezes e primo de Adelidio Júnior, que administrou no período 1996/2000, Dr. André, como é conhecido, disse que foram quatro anos difíceis com o Brasil vivendo uma intensa crise econômica e politica, mas está com a consciência do dever cumprido.
Segundo o democrata, as dificuldades foram enfrentadas no primeiro mês, pois encontrou o município paralisado, funcionários com o décimo terceiro e dois meses de salários atrasados e foi necessário muito esforço e economia para colocar em dias e “nos quatro anos pagamos cinco décimos ao funcionalismo e iremos deixar toda a folha em dia”, falou o gestor. Confira a matéria aqui
“Nestes últimos dias de governo, nossa equipe tem trabalhado, pra entregar o município arrumado, para que não haja descontinuidade administrativa. Não iremos deixar débitos para a próxima gestão, principalmente com os funcionários, bem diferente da realidade que encontramos em janeiro de 2013”, garantiu o democrata.
Dentre as ações realizadas no mandato, Dr André falou sobre a preocupação com água, diante dos longos períodos de estiagem e lembrou que foram construídos 40 km de rede de abastecimento, beneficiando um número muito grande de famílias. “Também construímos 10 km de rede de esgoto, obra que consideramos de grande importância” afirmou o chefe do executivo de Retirolândia, que conclui seu mandato no próximo sábado (31).
Questionado sobre o destaque da gestão, André Martins disse que considera que o município avançou em todas as áreas, mas os investimentos realizados em infraestrutura do setor de educação e na capacitação de pessoal preparou Retirolândia para o futuro e citou a construção de duas escolas com duas quadras, sendo uma coberta, e nova creche pró-infância inaugurada no dia 02 de dezembro no bairro do Pocinho. “Somente em estrutura física na área de educação investimos aproximadamente três milhões e quatrocentos mil”, garante o gestor.
“Encontramos apenas três ônibus do programa “Caminho da Escola” e adquirimos 11. Acabamos com as classes multisseriadas, quando um professor atendia estudantes de séries diferentes na mesma sala, planejamos os roteiros para deslocamento dos alunos e enucleamos o município”, afirmou.
CLICK E VEJA A RELAÇÃO de Obras do Município 2013 a 2016
Sobre a perda da eleição
Com um colégio eleitoral de 10.173 eleitores, André Martins foi eleito em 2012 com 3.462 votos (38,97% dos votos válidos), em um pleito com três candidatos a prefeitos e quatro anos depois, com eleitorado de 11.107, obteve 4.417 votos (46,48% dos votos válidos) na disputa para reeleição, mas perdeu para o Social Cristão, Alivanaldo Martins dos Santos, mais conhecido por Vonte do Merim, que obteve 5.087 votos (53,52% dos votos válidos).
André confessou, usando de uma expressão popular, que ‘sempre teve os pés no chão’, e que administrou o município sem pensar no reconhecimento popular, pois, não desejava disputar a reeleição e foi para o embate por circunstancia do momento politico local.
Redação CN
Ouça a reportagem com Vilmara de Assis