O prefeito do município de Santaluz, Zenon Nunes da Silva Filho (PSD), mais conhecido por Zenonzinho, entregou na noite de sexta-feira (23), o Centro Administrativo José Nunes da Silva – CAS. O ato contou com a presença do deputado federal José Nunes (PSD), deputado estadual Alex da Piatã (PSD) futura prefeita Quitéria Araújo (PSD) e seu esposo ex-prefeito Junior do Max, futuro vice-prefeito Márcio Oliveira (Marcinho da CLN) vereadores da base governista: Antônio Carlos Teixeira da Silva (Branco), Jeová Lourenço da Silva (Jeová de Serra Branca), Pedro dos Reis Almeida (Peu), Miraldo Santos de Sena, Magnelson Pereira de Aquino, Eleilton dos Reis Lima e Horácio Santos de Jesus, secretários e familiares do homenageado, entre eles o ex-prefeito Donga, pai do atual gestor.
A grande maioria das pessoas presentes na inauguração, antes de se dirigir para o ato oficial participou de um cocktail na residência de Donga, em seguida foram até o CAS onde aconteceria o descerramento da placa. Os discursos aconteceram sob uma leve garoa, mas a satisfação pela obra não intimidou as autoridades e parte do público que acompanhou atentamente os pronunciamentos.
Zenonzinho iniciou seu discurso destacando a importância da obra e revelou que mesmo com 32 anos de idade, viveu uma semana com muita ansiedade para finalizar a obra e aquele era um momento-impar em sua vida, pois “foram 24 horas por dia de sentimentos em saber acima de tudo que vou deixar o governo com muita dignidade”, confessou o Social Democrata.
O gestor agradeceu os secretários José Antônio Nunes Lopes, (Finanças), professora Rosimar da Silva Sena Reis (Educação),Ana Ofélia Marques (Saúde), Poliana Graziela do Vale Lima primeira dama e Assistência Social, Aline Cunha (Cultura, Esporte e Juventude), Tereza Alves Góes Dias Bomfim,(Meio Ambiente, Mineração e Agricultura) e José Aílton Carneiro, (Relações Institucionais), pelos trabalhos realizados por eles ao longo do 04 anos e a seriedade e transparência como conduziram suas pastas. Zenonzinho abraçou José Antônio, simbolizando a gratidão por todos e em especial ao empenho que ele teve para que a obra do Centro Administrativo fosse concluída a tempo.
Estrutura da obra
O CAS José Nunes da Silva conta com um grande hall de entrada e bem receptivo uma área onde ficarão as atendentes. No térreo funcionará a Chefia de Gabinete, Procuradoria, copa, cozinha, deposito de mercadorias e três banheiros, sendo um exclusivo para deficiente físico. No primeiro andar foi projetada uma sala para reuniões e uma área central, foram construídos cinco módulos pintados com cores diferentes lembrando a bandeira do município, onde funcionará a Secretária de Administração (amarelo), saúde (verde), Assistência Social (rosa), Infraestrutura e Meio Ambiente, padronizadas de azul. Todas essas edificações foram construídas em uma área de aproximadamente 2.000 m², onde foram investidos recursos próprios no valor R$ 2.400.000 (dois milhões e quatrocentos) e necessários dois anos para sua conclusão.
O Centro Administrativo fica localizado em um quarteirão entre a Rua Santa Maria, Travessa Getúlio Vargas e na principal da Rua Getúlio Vargas, em um local de fácil acesso ao comercio, área bancária e ao fórum da Comarca.
O vice-prefeito Roudillys Rios do Nascimento (PSD) lembrou o compromisso firmado com a comunidade de Santaluz na eleição de 2012, quando junto com Zenon venceu a eleição com 49,45% dos votos válidos e ao final dos quatro anos termina o governo com o sentimento de missão cumprida. “Ainda falta uma semana para encerrar o nosso mandato e iremos trabalhar até os últimos segundos e nossa alegria maior é saber que esse projeto não será interrompido, pois, Quitéria de Júnior e Marcinho da CLN, foram eleitos pela maioria para continuar esse trabalho”, finalizou Rios.
Para o ex-prefeito e líder politico Júnior do Max (PSD), a construção do Centro Administrativo era o sonho de consumo de todo gestor e sua inauguração marca com êxito o final de gestão e afirmou que Zenonzinho será sempre lembrado e sai do mandato honrado e aplaudido pela população. “Aqui (Centro Administrativo) estarão todos os serviços que os cidadãos vão reivindicar ou buscar junto ao poder executivo”, falou o líder municipal do PSD, considerado o responsável pela mudança de Santaluz a partir de 2005.
Ao falar sobre os políticos, o deputado Alex da Piatã (PSD), disse que a mídia e parte do judiciário, igualam todos como sendo os piores do “mundo”, entretanto, a política é mais nobre das missões, principalmente por ser a arte de servir e doar, “ existem políticos bons e nobres, mas a mídia não mostra”, desabafou o parlamentar.
Para justificar sua fala, Alex citou o exemplo de Zezonzinho que entrou a campanha ainda estudante e se formou médico no mesmo momento que assumi a gestão do município e foi necessário renunciar sua vida a serviço do povo de Santaluz. “Assim também é Junior e Quitéria, que deixam suas vidas de empresários e vão dedicar a servir o município e realizar serviços que melhore a vida das pessoas”. Concluiu.
Na mesma linha de raciocínio de Alex da Piatã, o deputado federal José Nunes (PSD), reformou a satisfação em ser politico há 28 anos no exercício de mandatos e confessou que no congresso nacional tem 10% dos parlamentares que tem suas honras conservadas e fazem política com seriedade, mas a mídia não mostra. Sobre a obra, Zé Nunes lembrou que ao deixar o mandato de prefeito de Euclides da Cunha no final da década 80, deixou um moderno e amplo Centro Administrativo que serve aquela comunidade.
A prefeita Quitéria Araújo, quem primeiro irá usufruir do espaço esteve presente e disse que saberá valorizar a obra e destacou o trabalho realizado pela primeira dama Poliana, frente a Secretaria de Assistência Social.
Quitéria de Junior como é conhecida será a primeira mulher a governar Santaluz em mais de 80 anos de emancipado.
O homenageado
Por indicação do vereador Antônio Carlos Teixeira da Silva (Branco – PSD) e aprovado por unanimidade, o Cenrto Administrativo receberá o nome do empresário do rural pecuarista José Nunes da Silva, que por nove décadas viveu na região do Povoado de Limeira. “Seu Zezé” disputou apenas uma vez a cargo eletivo, ou seja, na década de 50 tentou uma vaga na Câmara de Vereador, mas não obteve êxito.
Pai de nove filhos, sendo cinco homens e quatro mulheres, resultado de dois casamentos, o sangue político contaminou seus filhos e filho casula do primeiro casamento que tem o nome, José Nunes, que se elegeu vereador em 1980 e nove anos depois, o filho único do segundo casamento, Zenon Nunes (Donga) foi eleito vice-prefeito, depois, em 1992, eleito prefeito. Em 2004,Donga juntou-se ao líder político do momento, Joselito Araújo Júnior (Júnior do Max) e passaram a desenvolver um novo modelo de administração, com quem formou a chapa como vice-prefeito nas eleições de 2004 e 2012. Zenonzinho, neto de “Seo” Zezé, se elegeu prefeito em 2012 com 11.253 votos.
Dos filhos, apenas Abílio Nunes faleceu (15/11/2006), os demais, Ester, a mais velha, hoje com 80 anos, Dinar, Raimunda, Joaquim, Zenandro (Falou em nome da família), Zé Nunes, Donga e Mirian Nunes, fizeram questão de registrar a presença.
Ouça a reportagem com Vilma de Assis
Redação CN