Os acusados do assassinato do adolescente Maicon Passos, ocorrido na festa da posse do prefeito eleito, em 1º de janeiro deste ano (2017) foram julgados e condenados pela justiça de Conceição do Coité, na tarde desta terça-feira, 24,em audiência no Fórum Durval da Silva Pinto.
Segundo se apurou, um dos adolescentes (M.I.S.T), que já tinha uma rixa antiga com a vítima, ao avistá-lo na festa, pediu o revólver de outro adolescente (J.D.A.F) que estava em sua companhia e, aproximando-se da vítima, disparou em direção à sua cabeça. Com a vítima caída, o adolescente ainda atirou mais uma vez, atingindo-lhe o braço. Em estado grave chegou a ser socorrido para o Hospital Português – Unidade Regional de Coité, e na mesma noite transferido para o Hospital Geral Cleriston Andrade, em Feira de Santana, onde foi morreu no dia seguinte (02/01).
Segundo o juiz de Direito da Comarca de Conceição do Coité, Gerivaldo Alves Neiva, durante a audiência de instrução e julgamento,os adolescentes confessaram a prática do ato infracional e as testemunhas ouvidas também confirmaram que os adolescentes lhes contaram sobre o crime no dia seguinte.
Após o depoimento das testemunhas e alegações finais da Promotora de Justiça e dos advogados de defesa,Dr. Gerivaldo Neiva, proferiu sentença e aplicou medida sócio educativa de internação por um período máximo de três anos, em Salvador.
De acordo com o magistrado, a internação não tem um prazo determinado e será avaliada a cada semestre pelo juiz da execução da medida, em Salvador, a depender do comportamento e evolução dos adolescentes.
“A questão é essa: quando a investigação é imediata e os acusados são apresentados à justiça, o julgamento também é rápido. Isso é importante para desestimular aqueles que pensam que se pode cometer crimes e que ficariam impunes”, conclui o Juiz.
Assim, o primeiro e único homicídio até hoje no município de Conceição do Coité foi investigado, suspeitos apreendidos dias depois do crime, aconteceu o julgamento e a condenação dentro de um espaço de 24 dias.
Redação CN