O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, afirmou nesta sexta-feira (13) que não tem intenção de reabrir a discussão sobre a franquia no consumo de dados para os clientes de banda larga. A informação é do ‘G1’.
O presidente da Anatel, destacou que a decisão de não cortar ou cobrar por franquia continua em vigor e não tem prazo de validade. O posicionamento da agência veio após a afirmação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, de que até o segundo semestre de 2017 as operadoras começariam a limitar o acesso em pacotes de dados.
A Anatel abriu consulta pública para abordar o assunto e, a partir dos resultados, deverá ser definida uma regulamentação do serviço. Até a resolução, o modelo vigente, em que o cliente paga pela velocidade contratada e não por uso de dados, continua em vigor.
O modelo de venda de internet banda larga é diferente da aplicada nos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O primeiro é por velocidade (com franquia ilimitada) e o segundo por consumo dados. Neste caso, a velocidade varia em função da tecnologia (2G, 3G e 4G).
Correio24H