Foi sepultado por volta das 17h30 desta segunda-feira, 23, no cemitério municipal de Valente, o corpo do médico e ex-prefeito de Valente, Antônio Delfino Mota Simões, 69 anos, conhecido popularmente por Doutor Toninho. Ele morreu no meio da tarde de domingo,22, em sua residência, na cidade de Valente, suspeita de infarto depois de ter participado da festa de aniversário do único filho, o advogado Daniel Mota.
O município de Valente está abalado pela perda do médico e líder político e com os serviços prestados de médico por mais de 30 anos de carreira e de ex-prefeito do município, o que se esperava era uma grande multidão participando do velório e sepultamento. O corpo inicialmente foi velado na residência da família e por volta das 10h o caixão foi levado para a sede da Prefeitura Municipal onde correligionários e amigos se despediram e onde aconteceu uma celebração de corpo presente, por volta das 16h40 o caixão saiu para sepultura.
Várias homenagens foram feitas pelas pessoas amigas, a exemplo do ex-vereador Roberto Arcanjo que recitou poesia e um grupo de pessoas moradoras de Retirolândia, onde ele trabalhou como médico por mais de 30 anos. Moradores do Povoado de Alecrim também de Retirolândia foram se despedir do seu médico, pois, Doutor Toninho vinha atuando no Programa Saúde da Família (PSF) da localidade. Assim, além do prefeito de Valente Marcos Adriano ter decretado luto oficial de três dias, o prefeito de Retirolândia Vonte também decretou, em reconhecimento ao seu trabalho em mais de três décadas. Dr Toninho também atuou como médico por muitos anos no antigo Hospital Almir Passos, em Conceição do Coité.
Carreira Política
A popularidade de Toninho e a forma como tratava as pessoas o levou a ingressar na vida pública, concorreu a eleição em 1988 para prefeito de Valente e venceu. tendo na vice o saudoso Reinaldo Ramos, que morreu no ano passado depois de ter governado o município em quatro ocasiões.
Doutor Toninho voltou a formar chapa com Reinaldo em 2000, só que na condição de vice, mas não obtiveram êxito e de lá para cá não mais disputou cargos, nem também se afastou da política local, passou a ser uma grande referencia de apoio, principalmente as campanhas de Ismael Ferreira (PT).
O município de Valente tem 58 anos de emancipado e agora com o recém empossado Marcos Adriano chega ao 11º prefeito, quis o destino que cinco deles partissem para outro plano espiritual, José Mota, Florisvaldo Carneiro, Edinho Grande, Reinaldo Ramos e Doutor Toninho, estes três últimos no espaço de quatro anos.
Redação CN