O verão chegou e com ele – o calor. As altas temperaturas podem afetar nossa saúde e rotina alimentar. Então, resolvi informar algumas dicas alimentares para estarmos bem ativos nesta estação tão radiante.
PRIORIZE NESTA ESTAÇÃO:
– Uma dieta leve, refrescante e de fácil digestão é muito importante.
– As frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes, que combinam com a alta temperatura do verão.
– Os cereais integrais e grãos também são ótimas opções para o verão, já que combinam com saladas e pratos frios em geral. Na hora de comprar, opte pelos grãos (lentilha, feijão verde ou grão de bico) e pães, cereais matinais e arroz na forma integral no lugar de doces, massas e arroz branco.
– As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são facilmente digeridas, evitando desconfortos, além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes e cortes de carne vermelha magros, preparados nas formas grelhadas, cozidas ou assadas.
– As sobremesas mais refrescantes são as melhores opções para o verão: opte sempre por frutas ou doces à base de frutas da estação feitos com pouco açúcar, tais como: sorvetes de frutas no palito, compotas geladas caseiras, saladas de frutas e gelatina caseiras.
-Faça entre cinco a seis refeições de pequeno volume por dia, pois estimula o metabolismo e evita os exageros;
EVITE NESTA ESTAÇÃO:
– Evite os molhos à base de maionese e creme de leite, pois são ricos em gordura saturada e calorias, prefira molhos a base de iogurte desnatado, abacate ou tomate para saladas, massas e para acompanhar os petiços, por exemplo.
-Retire a pele das carnes de aves, evite a carne de porco, os embutidos e carnes vermelhas gordas como a picanha e maminha com gordura aparente.
– Alimentos ricos em gordura e/ou fritos como salgados, quitutes baianos, entre outros, além de serem mais calóricos, “deixa” o processo de digestão mais lento, o que acaba implicando na sua disposição!
– Cuidado com os “petiscos” salgados, tais como: amendoim e castanhas, salgadinhos, embutidos e queijos amarelos. Estes alimentos favorecem a retenção de líquidos deixando um aspecto de “inchaço” no corpo, aumentando a visibilidade das famosas celulites.
– Atenção com os alimentos à base de leite, gordura e ovos, pois precisam de refrigeração adequada e o calor aumenta a proliferação de bactérias que causam intoxicação alimentar.
– Alimentar-se em locais sem condições de higiene e atenção onde consumir frutos do mar e pescados!
ATENTE PARA UMA HIDRATAÇÃO ADEQUADA!
Deve-se aumentar a ingestão de líquidos nesta época, pois nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e a transpiração excessiva. Devido a essa perda hídrica, a reposição com água mineral deve ser constante! Quando as perdas são maiores do que a reposição, o organismo desidrata ocasionando danos à saúde, em casos extremos, pode ser fatal.
Vale lembrar, que a sede é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser oferecida antes que esse sinal se desencadeie!
Os líquidos devem ser oferecidos para que possamos manter a hidratação do corpo. No verão, água de coco, chás e sucos também auxiliam na hidratação, mas vale lembrar que este último, a depender do preparo pode não ser tão interessante (para torná-los mais interessantes, procure não acrescentar açúcar).
Dicas para manter-se sempre hidratado:
• Beber água com freqüência, em pequenos volumes e sempre fresca. Andar com uma garrafinha de água é uma boa estratégia.
• Aumentar o consumo de frutas e legumes frescos: estes alimentos são ricos em água, minerais e eletrólitos importantes para manter a hidratação por mais tempo.
• Beber água de coco: esta é uma ótima maneira de manter a hidratação em dias muito quentes, pois a composição química da água de coco é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células.
• Aproveite o calor para consumir vegetais crus, forma na qual preservam a maior quantidade de nutrientes.
• Para aqueles com dificuldade em consumir água, pode preparar águas aromatizadas com frutas e ervas aromáticas.
Sucos mais elaborados é uma ótima opção, já que verão não combina com barriga “inchada” – conseqüência do consumo elevado de refrigerantes e bebidas alcoólicas – Crie e prepare sucos diversos, como: Abacaxi com hortelã, melancia com limão e gengibre e maracujá com laranja são combinações interessantes!
Procure um profissional nutricionista para melhor orientá-lo e tratá-lo.
Vanessa Gleizer
Nutricionista Clínica Funcional. Graduada pela UNEB. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional. Realiza Atendimento Nutricional em consultório nas cidades de Salvador e Riachão do Jacuípe-BA.
Instagram: @vanessagleizer
Facebook: Vanessa Gleizer Nutrição Personalizada